FLUTUANTE Clube de Aventureiros - 900 x 450
Aracaju (SE), 20 de fevereiro de 2026
POR: Sema
Fonte: Agência Aracaju de Notícias
Em: 20/02/2026 às 13:51
Pub.: 20 de fevereiro de 2026

Prefeitura anuncia que Hospital Veterinário Municipal de Aracaju homenageará ativista Nazaré Moraes

Ativista Nazaré Moraes - Foto: Arquivo Sema

A Prefeitura de Aracaju anunciou oficialmente que o futuro Hospital Veterinário Municipal receberá o nome de Hospital Veterinário Nazaré Moraes, em homenagem à ativista que dedicou grande parte da sua vida à defesa dos direitos dos animais em Sergipe. A unidade será construída no bairro Soledade, na zona Norte da capital, com o objetivo de ampliar os serviços de saúde animal e fortalecer o acesso às políticas públicas de bem-estar no município. 

Reconhecida por sua luta incansável em defesa dos direitos dos animais, principalmente aqueles em situação de vulnerabilidade, Nazaré Moraes foi uma ativista dedicada à proteção animal em Aracaju. Em 2012, fundou a ONG Educação e Legislação Animal (ELAN), onde atuou como presidente, promovendo o acolhimento de animais, campanhas de adoção e ações de conscientização sobre direitos e proteção animal. 

Para a coordenadora do Programa Aju Animal, Anne Carollyne Costa, a dedicação à causa animal e seu pioneirismo na luta por direitos dos animais enquanto política pública tornam a homenagem à Nazaré um ato de reconhecimento pelo trabalho de uma vida. “A decisão de dar ao futuro Hospital Veterinário de Aracaju o nome de Nazaré Moraes não é apenas uma escolha institucional, é um gesto de reconhecimento histórico e afetivo àquela que dedicou sua vida à causa. Sua trajetória foi marcada pela coragem, pela compaixão e por uma atuação firme em defesa dos animais, inspirando toda uma geração de protetores e fortalecendo a construção de políticas públicas voltadas ao bem-estar animal”, ressaltou. 

Filho da homenageada, Dalton Rios relatou a emoção ao receber a notícia da prefeita de Aracaju, Emília Corrêa. “Fiquei muito feliz ao ser contatado sobre a homenagem para minha mãe. Ela dedicou a vida pela causa e percebi que depois que ela se foi ninguém se dedicou como ela fazia. Para nós da família é uma honra e alegria saber que o hospital terá o nome dela, uma ativista que é exemplo para outras gerações”, afirmou. 

Amiga de longa data e parceira na luta pelos direitos dos animais, Celina Fontana, também celebrou a homenagem. “Estou emocionada demais desde que soube. Costumo dizer que quem teve a oportunidade de ter Nazaré na vida, mesmo que brevemente, nunca mais foi a mesma pessoa.  Saber que o nome da minha amiga estará num feito tão importante para causa animal, me deixa tão emocionada que fico sem palavras e reações suficientes para ilustrar”, disse. 

Nazaré Moraes faleceu em março de 2024, aos 62 anos, no município de Barra dos Coqueiros. Sua partida comoveu a comunidade ativista, mas seu legado permanece vivo entre os defensores da causa animal. O hospital que levará seu nome está em fase elaboração do projeto arquitetônico e será viabilizado com recursos obtidos a partir da concessão parcial da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso). Além de ampliar a rede de atendimento veterinário, o equipamento público nasce como símbolo de reconhecimento à história e à luta de Nazaré Moraes, representando uma nova etapa de cuidado, atenção e bem-estar para os animais de Aracaju. 


Notícias Indicadas

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação