FLUTUANTE Clube de Aventureiros - 900 x 450
Aracaju (SE), 30 de janeiro de 2026
POR: Ascom SMTT Aracaju
Fonte: Ascom SMTT Aracaju
Em: 30/01/2026 às 11:13
Pub.: 30 de janeiro de 2026

Fiscalização automatizada dos corredores de ônibus inicia a partir deste domingo, 1º de fevereiro

Fiscalização automatizada dos corredores de ônibus inicia a partir deste domingo, 1º de fevereiro - Foto: Ascom SMTT Aracaju
A Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), dará início, no dia 1º de fevereiro, à operação do sistema de fiscalização automatizada dos corredores exclusivos de ônibus. A medida visa coibir a circulação indevida de veículos nessas faixas nos horários em que não são permitidos, garantindo melhores condições de deslocamento para o transporte coletivo.
 
A restrição do uso dos corredores é no período de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h e das 16h às 19h, sendo permitida a circulação apenas de táxis e transportes escolares devidamente identificados, bem como veículos de urgência e emergência. Nos finais de semana e feriados, os corredores ficam livres para todos os veículos.
 
A SMTT destaca que a fiscalização dos corredores exclusivos já é realizada presencialmente pelos agentes. A entrada em funcionamento do sistema automatizado representa a informatização e ampliação desse trabalho, permitindo uma atuação mais constante, já que não é possível manter equipes em todos os trechos durante todo o período de restrição.
 
O diretor de Trânsito da SMTT, Julio César Zambon, destaca que com viagens mais rápidas e menor interferência do tráfego geral, o transporte coletivo passa a oferecer melhores condições de atendimento, colaborando para a mobilidade urbana e a qualidade de vida dos usuários que utilizam o serviço diariamente. Ele ressalta que o início da operação do sistema representa um avanço na gestão do trânsito da capital.
 
“A fiscalização automatizada amplia a capacidade de controle sobre o uso irregular dos corredores de ônibus, garantindo maior regularidade na circulação do transporte coletivo. Isso contribui para reduzir interferências, dar mais previsibilidade ao tempo de viagem e assegurar que a prioridade ao ônibus seja respeitada, beneficiando milhares de usuários que dependem diariamente do sistema”, declarou.
 
A tecnologia empregada utiliza câmeras capazes de identificar as placas dos veículos que transitam irregularmente pelos corredores. O sistema faz a seleção das possíveis infrações, porém nenhuma autuação é gerada automaticamente, todas as ocorrências passam pela análise e homologação de um agente de trânsito, assegurando precisão técnica e respaldo legal ao processo.


Notícias Indicadas

'Abba Experience In Concert' chega a Aracaju com novo show no Teatro Tobias Barreto

CONVITE: Lançamento do livro "Command Center, IA e outros Avanços Tecnológicos na Radiologia Médica"

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação