FLUTUANTE  1100 X 350 - CITTA
Aracaju (SE), 22 de dezembro de 2025
POR: SMS | Aracaju
Fonte: Agência Aracaju de Notícias
Em: 22/12/2025 às 11:57
Pub.: 22 de dezembro de 2025

Acompanhamento da Saúde de Aracaju fortalece a inclusão de alunos com TEA em escolas municipais

O projeto TEA - Uma ação acolhedora na escola, é voltado para crianças que possuem laudo e estão inseridas na rede municipal de ensino - Foto: Ascom/SMS

Promover saúde também é garantir inclusão, desenvolvimento e aprendizagem. Desde abril de 2025, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), desenvolve o projeto TEA – Uma ação acolhedora na escola, iniciativa que oferece acompanhamento multiprofissional a alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em duas escolas da rede municipal. 

Voltado para crianças que possuem laudo e estão inseridas na rede municipal de ensino, o projeto já beneficia 97 estudantes, acompanhados de forma sistemática dentro do ambiente escolar. Atualmente, a ação é desenvolvida em caráter piloto em duas unidades de ensino: 41 crianças na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Oviêdo Teixeira, no bairro Olaria, e 56 alunos na Escola Florentino Menezes, localizada no bairro Aruana.

O acompanhamento é realizado por uma equipe da SMS composta por psicopedagoga clínico-institucional, psicólogo, pediatra e nutricionista, com uma visão de abordagem integral do cuidado. A atuação da pediatra inclui ações de rastreamento por meio do projeto Novo Olhar, possibilitando encaminhamentos para exames, avaliações especializadas e demais necessidades identificadas dentro da rede municipal de saúde.

Além disso, a nutricionista desenvolve ações de educação nutricional, com orientações às crianças e encaminhamentos quando necessário. Todo o trabalho é articulado entre saúde, educação e assistência social, assegurando que cada estudante tenha acesso aos serviços que precisa para seu pleno desenvolvimento. De acordo com a psicopedagoga clínico-institucional da SMS, Leise Assis, os resultados já são perceptíveis. 

“A inclusão escolar efetiva exige mais do que a permanência do aluno em sala de aula. O projeto TEA amplia o acompanhamento em grupo e possibilita intervenções específicas. Observamos melhorias significativas na comunicação, na linguagem e nos comportamentos das crianças. Toda e qualquer ação que venha ampliar esse repertório, ela ultrapassa não somente as barreiras que são inseridas dentro das necessidades que eles apresentam, mas principalmente do campo pedagógico”, destacou.

De acordo com a coordenadora da Educação Especial de Aracaju, Rosahyarah Alves, a atuação integrada entre saúde e educação tem contribuído para ampliar a compreensão das equipes escolares sobre o desenvolvimento dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista, além de favorecer a redução de barreiras atitudinais no cotidiano escolar. “A Secretaria Municipal da Educação, por meio do Departamento de Educação Básica e da Coordenação da Educação Especial, atua de forma articulada com a equipe da Saúde na orientação das unidades de ensino, assegurando que as práticas adotadas estejam alinhadas às políticas públicas de educação inclusiva do município. Essa atuação intersetorial favorece a construção de uma escola verdadeiramente inclusiva, que respeita as singularidades e garante o direito à aprendizagem”, destacou.
 
A diretora do Departamento de Educação Básica da Semed, professora Osvaldina Ribeiro, ressalta que o projeto é desenvolvido em caráter piloto, o que permite o acompanhamento contínuo dos impactos no desenvolvimento dos estudantes e no fortalecimento das práticas pedagógicas inclusivas. “A experiência nas duas unidades participantes oferece subsídios técnicos importantes para o aprimoramento da iniciativa. Esse acompanhamento possibilita avaliar os resultados e orientar uma ampliação responsável do projeto para outras escolas da rede municipal, de forma planejada e consistente”, afirmou.
 
Embora o projeto tenha como eixo principal a atuação integrada entre saúde e educação, a assistência social é acionada de forma pontual, sempre que identificada alguma demanda específica durante o acompanhamento dos estudantes. Nesses casos, a equipe do projeto realiza a sinalização para os serviços da assistência social, a fim de viabilizar os encaminhamentos necessários, especialmente quando há identificação de famílias que não acessam benefícios ou direitos socioassistenciais aos quais o público-alvo possa ter direito.

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação