Prefeitura de Aracaju fortalece atendimento de saúde no Centro POP com Telemedicina
Na manhã desta segunda-feira,15, aconteceu mais um avanço no atendimento de saúde no Centro POP, promovido pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria da Família e da Assistência Social (Semfas) e a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com o Hospital Oswaldo Cruz. A partir de agora, os assistidos podem contar com a Telemedicina. O objetivo do novo atendimento é promover acesso personalizado de forma digital.
O diretor de Políticas da Assistência Social, Fábio Kleber Barreto, reconhece a importância destes serviços para as pessoas em vulnerabilidade social. “Essa parceria é essencial porque faz parte da política municipal, é um marco para o Centro POP. O serviço vai estar presente de forma mais humana e mais próxima do nosso público, que é extremamente vulnerável“, afirma o diretor.
Vanessa Barreto, assessora técnica da Telesaúde, destaca a pluralidade dos campos de especialização que estão presentes para os assistidos. “O TeleNordeste, que é um projeto do Hospital Oswaldo Cruz, em parceria com o Ministério da Saúde, promove de forma geral, através dos médicos participantes do programa Consultório na Rua e também fazendo uma triagem, o encaminhamento desses pacientes para especialistas. Além disso, o projeto conta com nutricionista, enfermeiro, endocrinologista, cardiologista, neurologista e psiquiatra - adulto e infantil”, aponta a assessora técnica.
O coordenador do Consultório na Rua, Márcio Augusto, aponta que o propósito do projeto é aproximar os serviços da gestão municipal para a população.“Com consultas semanais aos usuários, o TeleNordeste leva mais acesso, dignidade e ações para essa população que tanto precisa”, conclui.
O projeto TeleNordeste, que acontece semanalmente, garante uma série de atendimentos especializados, como cardiologista, neurologista e psiquiatra.