Projeto de Lei que promove a valorização e reconhecimento da atuação do Sesc/Senac é aprovado na Câmara Municipal de Aracaju
Durante sessão desta terça-feira, 9, a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) aprovou em redação final o Projeto de Lei n° 105/2024, de autoria conjunta dos vereadores Levi Oliveira (PP) e Miltinho Dantas (PSD). A propositura estabelece que o dia 16 de maio passa a ser marcado no calendário oficial de eventos de Aracaju como o "Dia S de Valorização e Reconhecimento do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)", ressaltando a atuação das instituições na formação profissional, no integração social e na promoção cultural da da capital.
De acordo com o texto aprovado, a data instituída busca enaltecer o impacto das ações realizadas pelo Sesc e pelo Senac no desenvolvimento social, cultural e educacional da população aracajuana e sergipana. Assim, o objetivo central é ampliar o acesso a serviços e programas de qualidade nas áreas de cultura, saúde, ensino, esporte, lazer e capacitação profissional, reforçando o compromisso com o bem-estar e o progresso das comunidades do município e do estado.
Para isso, o Executivo Municipal fica autorizado a realizar ações e campanhas de conscientização relacionadas à data, em parceria com tais instituições, visando ampliar o conhecimento da população sobre o trabalho por elas desenvolvido. Em seu mandato, Levi Oliveira tem fortalecido o diálogo com as entidades do Sistema Fecomércio e demonstrado reconhecimento ao papel que desempenham no desenvolvimento humano e econômico de Aracaju, especialmente por meio dos projetos socioeducativos e de qualificação profissional que promovem.
Em sessões passadas, o vereador já havia enfatizado que esse é um projeto que ressalta a importância do Sistema S, que vem descentralizando oportunidades e garantindo que os trabalhadores e suas famílias tenham acesso à serviços essenciais perto das suas casas. "Agradeço o vereador Miltinho, que em parceria fizemos isso acontecer, instituindo o 'Dia S' de valorização de todo o trabalho que esse sistema presta no nosso estado", afirmou o parlamentar.
Aprovado na CMA, o Projeto de Lei segue agora para sanção na Prefeitura de Aracaju.