FLUTUANTE  LUA 1100 x 416 06112025
Aracaju (SE), 10 de novembro de 2025
POR: Aldaci de Souza
Fonte: Alese
Em: 10/11/2025 às 10:58
Pub.: 10 de novembro de 2025

Lei institui campanha de prevenção ao câncer infantojuvenil em Sergipe

Lei institui campanha de prevenção ao câncer infantojuvenil em Sergipe - Foto: Divulgação terra.com.br

A campanha ‘Novembro Dourado’ iniciou nos Estados Unidos no final da década de 1990 com a finalidade de conscientizar sobre o câncer infantojuvenil, os riscos e a importância de obter um diagnóstico precoce, chegando ao Brasil em 2014. De iniciativa da deputada Áurea Ribeiro (Republicanos), foi aprovada na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), a lei nº 9396/2024, que institui o Novembro Dourado, para conscientização, detecção, prevenção e diagnóstico desse tipo de câncer no âmbito do Estado.

Segundo o texto da lei, a Campanha deve ocorrer anualmente no mês de novembro, tendo como símbolo um pequeno laço dourado e ficando inserida no Calendário Oficial de Eventos do estado de Sergipe; visando também alertar e conscientizar profissionais de saúde, pais e sociedade em geral sobre os sinais e sintomas para a detecção e diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil.

“Durante o Novembro Dourado podem ocorrer ações em conjunto do Poder Executivo, Poder Legislativo, universidades/faculdades, empresas privadas, entidades, grupos de apoio, associações de bairro, órgãos interessados e pessoas físicas, com atividades em espaços públicos e/ou privados do Estado”, informa a lei aprovada na Alese.

As ações devem ser reforçadas no dia 23 de novembro, Dia Estadual de Combate ao Câncer Infantojuvenil, instituído na Lei nº 8.401, de 12 de abril de 2018.

De acordo com informações do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer infantojuvenil corresponde a um grupo de várias doenças que têm em comum a proliferação descontrolada de células anormais e que pode ocorrer em qualquer local do organismo.

“Diferentemente do câncer do adulto, o câncer infantojuvenil geralmente afeta as células do sistema sanguíneo e os tecidos de sustentação. Um pequeno número de casos de câncer em crianças e adolescentes (cerca de 10%) se deve a anormalidades genéticas ou hereditárias”, explica.

Esse tipo de câncer tem grandes chances de cura quando descoberto no início da doença. Para isso, os sinais como inchaço na região do abdômen, dores nos ossos, dor de cabeça persistente, alterações oculares a exemplo de pupila branca, perda visual, estrabismos e inchaço ao redor dos olhos; febre, tosse persistente e perda de peso inexplicável; caroços, febre e infecção, precisam ser observados tanto pela família, quanto pelos profissionais de saúde.

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação