FLUTUANTE 1100 x 284
Aracaju (SE), 04 de novembro de 2025
POR: Luciana Couto
Fonte: Prefeitura de Aracaju
Em: 04/11/2025 às 15:00
Pub.: 04 de novembro de 2025

Com ampliação na oferta de qualificação profissional, Aracaju avança na geração de empregos formais

Marclésia Borges - Foto: Ascom Fundat

Aracaju tem avançado significativamente na qualificação profissional da população para o mercado de trabalho. A Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), tem desempenhado uma série de ações que garantem, cada vez mais, oportunidades de trabalho e profissionalização. Em setembro deste ano, dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) apontaram que 1.793 novos postos de trabalho formais foram criados na capital sergipana.  

Os números refletem o compromisso da gestão municipal em preparar as pessoas para o desenvolvimento, resgatando a dignidade e a autoestima da população. Essa visão se materializa em ações concretas, como a expansão da Fundat para bairros que antes não contavam com esses serviços, como Mosqueiro e Santa Maria, que hoje possuem unidades modernas, todas equipadas com tecnologia e novos cursos, como: libras, informática avançada, programação, na área gastronômica, da beleza e muitos outros, conforme afirma a presidente da Fundação, Melissa Rollemberg. 

"Temos inovado na oferta de cursos para que estejamos sempre alinhados ao mercado de trabalho. Essa é a missão da Fundat e, nesses nove meses de gestão da nova Aracaju, temos avançado muito no campo da empregabilidade, e acreditamos que teremos muito mais”, reforça a presidente. 

Uma destas vagas foi preenchida por Marina Corrêa, que participou do projeto Empresa Protagonista. "Quando vi no Instagram da Fundat, logo me chamou a atenção a iniciativa de proporcionar aos jovens a primeira oportunidade de trabalho, algo que muitas vezes falta", conta. Hoje, empregada numa empresa de venda de óculos, ela reconhece o papel fundamental da qualificação que recebeu através da Fundat.

"Participei de dois cursos oferecidos pela Fundat, que me deram uma formação importante. Sei que teria muito mais dificuldade para conquistar esse espaço sem o projeto Empresa Protagonista, realizado pelo órgão municipal”, conta. 

A história de Marina se espelha na de Maria Eduarda Medeiros, que também conquistou seu primeiro emprego numa rede de hospital da capital, através do mesmo projeto. "Cadastrei meu currículo, eles me ligaram, me chamaram para uma entrevista, eu passei e hoje estou trabalhando", conta feliz. 

Para Maria Eduarda, a experiência foi além da contratação. "No projeto, recebemos instruções sobre atendimento ao cliente e aprendemos a ter mais paciência, algo que levo tanto para o meu pessoal quanto para o meu profissional. Sou grata ao projeto por ter me proporcionado essa primeira oportunidade", disse.

Para quem ainda não conseguiu o emprego, a expectativa é grande, mas também positiva, por poder contar com cursos gratuitos de capacitação e qualificação, como é o caso de Thais Silva Santos. "Minha expectativa está muito grande. Já é a segunda vez que participo dos cursos da Fundat. A oportunidade que a Fundat dá para a gente entrar na área de trabalho é excelente", destaca.  

Além da qualificação para o preenchimento de vagas formais de emprego, o fomento ao empreendedorismo também é um dos eixos da Fundat. Jesimiel da Cruz Sena Santos, após participar do curso de técnicas básicas de barbearia na UQP Coroa do Meio, abriu seu próprio negócio. "Através desse curso, aprendi a desenvolver as técnicas de cortes. Sou muito grato à Fundat, porque através dessa oportunidade, hoje estou trabalhando na área e abri minha própria barbearia", afirma.

Marclésia Borges, que hoje atua como empreendedora independente, também destaca o papel da Fundação para que o seu negócio existisse. "Fiz muitos cursos na área de culinária, como pães caseiros, doces e tortas. Aos domingos, nas feiras e ações da Fundat, eu estou empreendendo, porque a Fundat me deu essa oportunidade. Hoje atuo de modo independente por causa da Fundat", celebra. 

Outro exemplo de empreendedorismo na capital é o da aracajuana Tamires Meneses, que trabalha com doces. Ela conta que iniciou seu negócio após passar pelo curso de manipulação de alimentos da Fundat, e reforça que, mesmo após formação, segue recebendo suporte da Prefeitura. 

"Depois desse curso, a Fundat vem me apoiando, me direcionando para o meu negócio crescer. Estou profissionalizando mais o meu negócio e hoje já atuo independente", declara. 


Notícias Indicadas

Galeria Casacor recebe "Ces arts, c’est la vie”

Fábio Jr. celebra trajetória em show emocionante no Salles Multieventos

"Romance em duas línguas" :: Com Célia Gil

Aracaju Beauty Hair 2025 traz novidades e promete atrair mais de 10 mil visitantes

Villela Produções traz a Aracaju Fábio Rabin e o espetáculo "Ladeira Abaixo”

Cacto Experience aposta em aulas lúdicas para incentivar crianças a trocarem telas por atividades físicas

Curta-Se 24: Alice Caymmi, Zé Ibarra, Pedro Lua e Polayne estão entre as atrações musicais do festival

Festival Kids traz espetáculo "Bobbie Goods & Labubu” para animar a criançada em Aracaju

Feirinha da Gambiarra realizará edição especial com o tema ‘Batida Sergipana’ na Orla da Atalaia

Halloween do Chá promete noite temática com música e concurso de fantasias em Aracaju

Festival Inshallah 2025 apresenta: "Noites em Inshallah” – Um espetáculo de dança do ventre que encanta corações

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação