Equipe da SerMulher realiza ação do Outubro Rosa em mais seis Unidades de Saúde da Familia
A semana começou com a continuidade das ações da Secretaria Municipal do Respeito às Políticas para as Mulheres (SerMulher) nas Unidades de Saúde da Família (USF) de Aracaju, em alusão ao Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização sobre o câncer de mama.
Realizada em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a iniciativa tem proporcionado às usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) acesso a informações sobre prevenção, autocuidado e diagnóstico precoce, além da entrega do Cartão da Mulher, instrumento que auxilia no acompanhamento de consultas, exames e vacinas.
Na manhã de segunda-feira, 13, a equipe da SerMulher esteve nas USFs Carlos Hardman, no bairro Soledade, e Marx de Carvalho, no Ponto Novo.
A usuária Roseli Barros aprovou a ação e destacou a importância do cartão. “Achei muito bom ter recebido o Cartão da Mulher, porque muitas vezes a gente não lembra o dia em que fez o exame. Agora, anotando tudo direitinho, vou poder acompanhar melhor”, afirmou.
A gerente da USF Carlos Hardman, Ivanna Britto, reforçou o alerta para o público feminino. “Sabemos que o diagnóstico precoce salva vidas. Então, mulheres: cuidem-se.”
No turno da tarde, a equipe da SerMulher retornou à USF Marx de Carvalho, onde realizou rodas de conversa e orientações sobre o cuidado com a saúde da mulher, reforçando o lema da campanha: “A força da prevenção está em cada mulher.”
Em ambas as unidades, as participantes foram cadastradas pelas técnicas da SerMulher, que aplicaram um breve questionário sobre hábitos de autocuidado e acompanhamento da saúde.
As atividades continuaram na terça-feira, 14, pela manhã, quando a equipe visitou mais três unidades: USF Santa Terezinha (Robalo), Adel Nunes (Bairro América) e José Calumby Filho (Jardim Centenário), ampliando o alcance da ação e fortalecendo o compromisso da SerMulher com a promoção da saúde e o bem-estar das mulheres de Aracaju..
Durante a visita à USF Adel Nunes, a técnica da SerMulher, Vanessa Correia, explicou o objetivo da ação. “Estamos fazendo o cadastro das mulheres para monitorar o cuidado que cada uma tem com ela mesma. Esse é um trabalho que estamos desenvolvendo em parceria com a Secretaria da Saúde”.
A cantora Charlene Mattos também ressaltou a importância do Outubro Rosa. “Essa campanha é muito importante. Já vinha cuidando da minha saúde, e ações como essa nos lembram de olhar com carinho para nós mesmas. Toda mulher deve cuidar da saúde mental, espiritual e física e, principalmente, se amar. O câncer não é brincadeira; é uma doença séria, mas que pode ser tratada se houver diagnóstico precoce”.
A usuária do SUS Cristiane do Nascimento reforçou o sentimento de acolhimento. “Nós, mulheres, merecemos carinho e atenção. E é o que estou percebendo aqui nessa ação desenvolvida pelas duas secretarias. Muito importante”.
Já na manhã da quarta-feira, 15, a equipe da SerMulher esteve na USF Maria do Céu, no Centro de Aracaju. As usuárias receberam orientações sobre prevenção e autocuidado, participaram do cadastro e receberam o Cartão da Mulher, onde podem anotar vacinas, consultas e exames, facilitando o acompanhamento da própria saúde.
Participante da ação, Maria de Lurdes destacou o impacto positivo da iniciativa. “Esse tipo de atividade incentiva a gente a cuidar mais da saúde e a não deixar de fazer nossos exames preventivos.”
Dentro da programação do Outubro Rosa, mais seis Unidades de Saúde da Família serão percorridas ainda esta semana pelas equipes da SerMulher, com a mensagem de que “a força da prevenção está em cada mulher”.