Saúde de Aracaju mobiliza setores para a construção do Plano Municipal de Saúde 2026-2029
Garantir atendimento de qualidade, reduzir desigualdades e ampliar o acesso aos serviços de saúde são compromissos que norteiam a construção do Plano Municipal de Saúde 2026-2029, principal instrumento de planejamento do Sistema Único de Saúde (SUS) no município. A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), segue mobilizada para definir metas, ações e indicadores que orientarão as políticas públicas do setor pelos próximos quatro anos, sempre com foco no bem-estar da população.
Nesta sexta-feira, 8, todas as diretorias e coordenações da rede municipal se reuniram para alinhar objetivos e consolidar as diretrizes que irão nortear as ações. O processo é conduzido de forma colaborativa, com participação das áreas técnicas da gestão, do Conselho Municipal de Saúde, de conferências temáticas e de entidades representativas, garantindo que a construção seja democrática, inclusiva e atenda a todas as camadas da sociedade.
De acordo com a secretária-adjunta da Saúde, Iraneide Santos, a elaboração do plano fortalece os objetivos estratégicos da gestão e direciona a aplicação dos recursos. “A humanização dos serviços, a garantia do acesso qualificado, a ampliação da rede de atendimento e o fortalecimento da educação permanente para os profissionais do SUS estão no centro das nossas prioridades. O plano vai orientar a execução dessas ações, sempre com o compromisso de estar mais perto da população”, afirmou.
A coordenadora de Planejamento do SUS, Evelyn Christian, destacou que a reunião foi voltada à apresentação das diretrizes e à definição conjunta de metas e indicadores. “Estamos elaborando um plano que reflete as demandas discutidas nas conferências e com as entidades representativas. As políticas afirmativas, também vão estar bastante evidentes dentro do plano. É um trabalho técnico e participativo, que une comunidade e gestão para construir políticas de saúde efetivas para os próximos anos”, explicou.
Com a consolidação das diretrizes e objetivos, o próximo passo será estabelecer metas claras e ações concretas que assegurem o acesso universal, integral e humanizado à saúde. A SMS segue comprometida na construção de uma rede pública cada vez mais próxima e inclusiva, cumprindo o papel de garantir que cada cidadão tenha seus direito à saúde assegurado.