SMS convoca famílias a regularizarem acompanhamento de saúde para manter Bolsa Família
Mais de 100 mil famílias em Aracaju dependem do Bolsa Família e precisam cumprir as condicionalidades de saúde para manter o benefício ativo. O prazo para realizar o acompanhamento da 2ª Vigência começa no dia 4 de agosto e vai até 31 de dezembro de 2025.
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reforça que é obrigatório que gestantes façam o pré-natal completo, crianças de até 7 anos passem pela pesagem e tenham a caderneta de vacinação atualizada, e que mulheres de 14 a 44 anos participem das ações de acompanhamento nas Unidades de Saúde da Família (USFs).
“Essas condicionalidades são mais do que uma exigência, é uma oportunidade de garantir a saúde da família. O ideal é não deixar para última hora, procurar o quanto antes a sua unidade de referência e assim, continuar recebendo o benefício”, destacou Ieda Araújo, assessoria técnica do Serviço Social do Bolsa Família na SMS.
Quem não cumprir pode ter o benefício bloqueado, mas é possível regularizar. Para isso, é fundamental procurar o Agente Comunitário de Saúde ou o Assistente Social da USF de referência.
Atendimento e documentação
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h.
Documentos necessários: Cartão do Bolsa Família ou NIS, Cartão do SUS, Cartão da Pasta Família da UBS, caderneta da gestante (se houver) e cartão de vacina das crianças.