FLUTUANTE 1100 x 284
Aracaju (SE), 21 de outubro de 2025
POR: Gabriel Damásio
Fonte: Ascom Unit
Em: 21/10/2025 às 09:15
Pub.: 21 de outubro de 2025

Biomédica sergipana desenvolve pesquisa sobre genes relacionados à leucemia

A pesquisa de mestrado, desenvolvida na UFBA por uma ex-aluna da Unit, busca entender como alterações genéticas podem influenciar no surgimento e desenvolvimento da doença

Biomédica sergipana desenvolve pesquisa sobre genes relacionados à leucemia - Foto: Ascom Unit

Uma dissertação de mestrado pode abrir caminhos para o aperfeiçoamento de terapias e técnicas de tratamento contra a leucemia mielóide aguda, tipo de câncer agressivo que afeta as células do sangue e da medula óssea. A pesquisa é desenvolvida pela biomédica sergipana Ana Luiza dos Santos Vasconcelos, aluna de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Imunologia (PPGIm) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A autora, que é formada pelo curso de Biomedicina da Universidade Tiradentes (Unit), investiga a relação do processo de surgimento da doença com possíveis alterações moleculares do sistema genético ABO, responsável pela codificação dos antígenos dos grupos sanguíneos A, B e O. 

O estudo vem sendo realizado no Laboratório de Imunologia e Biologia Molecular (Labimuno), ligado ao Instituto de Ciências da Saúde da UFBA (ICS), em Salvador. De acordo com Ana Luiza, o objetivo da pesquisa é avaliar a associação de dois genes que estão relacionados com o processo de ativação do gene ABO com alterações moleculares do prognóstico e imunofenotípicas de indivíduos com a doença, que é um dos tipos de leucemia mais comuns entre os adultos brasileiros, com estimativa de cerca de 11 mil novos casos por ano.

“Alguns estudos já trazem a associação da frequência dos grupos sanguíneos em diversos cânceres e também do possível envolvimento do ABO no desenvolvimento e progressão tumoral, mas ainda é um tema em que a base molecular é pouco explorada nas neoplasias hematológicas”, explica Ana, que também atua auxiliando na rotina do serviço de Onco-Hematologia do laboratório, dentro do setor clínico de Imunofenotipagem. 

A leucemia mieloide aguda surge através do crescimento descontrolado de glóbulos brancos imaturos (blastos) que impedem a produção de células sanguíneas saudáveis. Os casos de LMA são mais frequentes em homens e nas faixas etárias mais elevadas (60-69 anos), e o principal tratamento ainda é a quimioterapia. Os resultados da pesquisa na UFBA podem apontar caminhos e possibilidades de aperfeiçoamento de técnicas para o tratamento da doença. A previsão é de que a dissertação seja defendida até o final de 2027. 

Experiência acumulada

Ana Luiza começou o mestrado neste semestre, mas já se preparava para ele desde meados da sua graduação na Unit. Durante dois anos e meio, ela participou de três projetos de iniciação científica junto ao Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), através dos laboratórios de Pesquisa em Alimentos (LPA) e de Engenharia de Produção (LEB). O primeiro foi sobre a extração de biomoléculas do tomate a partir de sistemas bifásicos etanólicos. Já o segundo buscou formar um filme biodegradável com Moringa oleifera LAM, com o objetivo de diminuir o tempo de degradação de frutas, a partir de efeitos antioxidantes e antimicrobianos. O terceiro, apoiado pelo Banco do Nordeste, usa cascas de camarão para a montagem de colunas de adsorção que seriam utilizadas com o intuito de tentar remover os poluentes orgânicos e inorgânicos no Rio São Francisco.

“Por mais que eles estivessem um pouco distantes do que eu tinha contato no curso, eu aprendi muito sobre o comportamento dentro do laboratório, a utilização de diversos equipamentos, leitura de artigos e escrita científica. Além de começar a desenvolver o senso crítico e olhar científico para diversas matérias na graduação”, lembra ela, que foi aprovada com louvor no processo seletivo para o PPGIm da UFBA, ainda no primeiro semestre deste ano, a poucos meses da sua formatura. A seleção levou em conta o desempenho acadêmico e as experiências práticas adquiridas durante as atividades de pesquisa e de estágio das quais participou ao longo da sua graduação. 

Criado em 1989, o Programa de Pós-Graduação em Imunologia (PPGIm) é mantido pelo ICS/UFBA e considerado um dos principais programas da área no país, com nota 5 concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Foi nele que a então aluna da Unit decidiu fazer uma das disciplinas de Estágio Supervisionado em Biomedicina, dentro do próprio Labimuno, em Salvador. “Pensei na possibilidade de realizar o estágio na instituição para que eu tivesse um maior contato com outras metodologias e projetos voltados para a área da saúde. Foi uma experiência enriquecedora porque eu não tinha tido contato com tantos equipamentos e com a rotina mais corrida das análises clínicas, descreveu ela, que também acompanhou outros projetos de mestrado e doutorado dos alunos da UFBA. 

Para a sergipana, a vivência das experiências acadêmicas na Unit e na UFBA lhe pavimentou o caminho para chegar ao mestrado antes mesmo da formatura na graduação. “Sem dúvidas, a Iniciação Científica e o Estágio Supervisionado II foram essenciais para a aprovação. Ambos me forneceram uma base sólida para apresentações orais, leitura de artigos e escrita científica, critérios avaliados no processo seletivo do PPGIm. A Unit me possibilitou não só a ida para a UFBA como também a realização da iniciação científica, ambas etapas que foram essenciais para a minha formação. Além de ter tido contato com professores incríveis que me ensinaram muito além da sala de aula, serei eternamente grata a toda essa experiência”, destacou Ana Luiza. 


Notícias Indicadas

VÍDEO: Passageira e condutor morrem após carro atropelar motocicleta em Itabaiana

Motorista de caminhão morre após veículo capotar na BR-101em Estância

Jovem desaparece nas águas da Praia do Jatobá, na Barra dos Coqueiros

Vídeo vazado, término de noivado e sogro na mira da polícia: veja cronologia do caso do padre flagrado com mulher de fiel

Feirinha da Gambiarra realizará edição especial com o tema ‘Batida Sergipana’ na Orla da Atalaia

Conheça Sergipe: confira dados geográficos e econômicos de todos os municípios sergipanos

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação