FLUTUANTE 1100 x 284
Aracaju (SE), 03 de novembro de 2025
POR: SSP/SE
Fonte: SSP/SE
Em: 29/07/2021 às 10:07
Pub.: 29 de julho de 2021

Laboratório de Química Forense do IAPF tem 100% de acerto em treinamento promovido pela ONU

Peritos analisaram corretamente todas as amostras de substâncias encaminhadas ao laboratório da instituição.

Laboratório de Química Forense do IAPF tem 100% de acerto em treinamento promovido pela ONU (Foto: SSP/SE)

Laboratório de Química Forense do IAPF tem 100% de acerto em treinamento promovido pela ONU (Foto: SSP/SE)

O Laboratório de Química Forense do Instituto de Análises e Pesquisas Forenses (IAPF) obteve 100% de acerto no treinamento promovido pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC). O IAPF recebeu seis amostras de substâncias e as identificou corretamente. O resultado positivo demonstra a qualificação e aperfeiçoamento dos profissionais da Polícia Científica de Sergipe. Essa é a segunda vez que o IAPF participa do exame. Na primeira, obteve resultado de aproximadamente 90%, o que evidenciou a necessidade de aquisição de padrões para o melhoramento dos resultados. Com o apoio da Assessoria de Planejamento da SSP (Asplan), o IAPF começou a adquiri-los.

O gerente do Laboratório de Química Forense do IAPF, o perito criminal Nailson Correia, explicou que a UNODC atua com o foco no desenvolvimento dos países em suas ações de enfrentamento ao uso inadequado de substâncias entorpecentes. "A UNODC auxilia os estados membros, o qual o Brasil faz parte, a desenvolver as legislações nacionais sobre drogas, buscando principalmente estabelecer os marcos legais sobre o assunto, tanto a nível regional, quanto a nível local. Além disso, a UNODC apoia os países membros a desenvolverem respostas a esse uso problemático de drogas, por meio de implementação de ações, não só de prevenção, mas também de uma rede de serviços com base nas evidências científicas e padrões internacionais”, salientou.

Nailson Correia ressaltou também que são poucos os laboratórios brasileiros que são convidados a participar do treinamento, que busca verificar a capacidade técnica dos peritos e dos equipamentos dos laboratórios de química forense. “Esse estudo faz parte de um controle de qualidade promovido pela ONU. Ele vai analisar a capacidade dos laboratórios de detectar os mais diversos tipos de entorpecentes. Hoje, nós temos cerca de 200 laboratórios ao redor do mundo que possuem essa certificação. Sergipe vem a cada dia melhorando os resultados e conseguindo obter 100% de aprovação nas suas análises”, enfatizou.

As amostras das substâncias são encaminhadas ao Laboratório de Química Forense onde são analisados pelos peritos criminais com a estrutura que a unidade dispõe para análise dos materiais recebidos diariamente pelas instituições de perícia, conforme mencionou Nailson Correia. “Eles mandam as amostras, tentando simular o nosso dia a dia. A UNODC manda amostras desconhecidas para serem analisadas no nosso laboratório com as técnicas que nós dispomos e nós temos que elucidar como se fosse um caso real. O resultado que nós emitimos é comparado com o que se almejava do laboratório”, detalhou.

O gerente do Laboratório de Química Forense atribuiu o resultado positivo à dedicação dos peritos da instituição no constante aprimoramento técnico e na troca de informações visando a contínua qualificação das perícias realizadas pelo IAPF. “Precisamos dar ênfase que o resultado dessa aprovação é devido a alta capacidade dos nosso peritos criminais lotados no Laboratório de Química Forense do IAPF, com o conhecimento que eles vem adquirindo e com o estudo contínuo, e, principalmente, com a dedicação e a qualificação, que são extremamente importantes nesses tipos de análise. Os resultados que obtemos refletem a nossa capacidade de troca de conhecimentos e trabalho em equipe. Isso é fundamental para obtermos bons resultados”, assinalou Nailson Correia.


Notícias Indicadas

Galeria Casacor recebe "Ces arts, c’est la vie”

Fábio Jr. celebra trajetória em show emocionante no Salles Multieventos

"Romance em duas línguas" :: Com Célia Gil

Aracaju Beauty Hair 2025 traz novidades e promete atrair mais de 10 mil visitantes

Villela Produções traz a Aracaju Fábio Rabin e o espetáculo "Ladeira Abaixo”

Cacto Experience aposta em aulas lúdicas para incentivar crianças a trocarem telas por atividades físicas

Curta-Se 24: Alice Caymmi, Zé Ibarra, Pedro Lua e Polayne estão entre as atrações musicais do festival

Festival Kids traz espetáculo "Bobbie Goods & Labubu” para animar a criançada em Aracaju

Feirinha da Gambiarra realizará edição especial com o tema ‘Batida Sergipana’ na Orla da Atalaia

Halloween do Chá promete noite temática com música e concurso de fantasias em Aracaju

Festival Inshallah 2025 apresenta: "Noites em Inshallah” – Um espetáculo de dança do ventre que encanta corações

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação