Aracaju (SE), 27 de janeiro de 2026
POR: SSP/SE
Fonte: SSP/SE
Em: 09/03/2017
Pub.: 09 de março de 2017

Deotap realiza força-tarefa para investigar crimes contra a Administração Pública

Com a criação da força-tarefa, a unidade contará com o incremento de 40 profissionais que atuarão em regime extraordinário. 

Deotap realiza força-tarefa para investigar crimes contra a Administração Pública (Foto: SSP/SE)

Deotap realiza força-tarefa para investigar crimes contra a Administração Pública (Foto: SSP/SE)

Foi realizada na manhã desta quinta-feira, 9, na sala de imprensa Radialista Júlio César, uma coletiva de imprensa com o intuito de informar à sociedade sergipana sobre a intensificação das investigações de crimes voltados à sonegação de impostos e também contra a Administração Pública.

A força tarefa é resultado de uma reunião ocorrida no mês de fevereiro, em que Tribunal de Contas, Ministério Público Estadual e Secretaria de Segurança Pública de Sergipe, por meio do Departamento de Crimes contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap) estabeleceram uma parceria na "Operação Desmonte"  que pretende desarticular esquemas de corrupção em diversas cidades do interior sergipano.

Para atender à crescente demanda no que diz respeito a crimes contra a Administração Pública, o delegado geral, Alessandro Vieira, explicitou como serão realizados os trabalhos. "“As denúncias concentradas hoje no Deotap, que conta com 3 delegados e suas equipes, serão distribuídas sob coordenação da própria Deotap e da Delegacia Geral para 10 novas equipes, formadas por delegados, escrivães a agentes para que possamos garantir que todas as denúncias recebidas sejam investigadas e encaminhadas à justiça”.

Segundo a coordenadora do Deotap, Danielle Garcia, a força tarefa foi pensada em razão dos desdobramentos da operação antidesmonte que demandou uma fiscalização intensa do Tribunal de Contas. “Pensamos em uma força tarefa de delegados em regime de plantão que irão trabalhar normalmente em suas unidades e durante os finais de semana darão plantões no Deotap, dando vazão aos inquéritos. Iremos selecionar os casos, daremos treinamento aos delegados e a partir da segunda-feira, 13, inciaremos os trabalhos em horários extraordinários. Serão apresentados relatórios de todas as atividades que serão feitas sempre sob coordenação do Deotap. Esperamos que em 30 dias possamos apresentar uma resposta positiva à sociedade e quem sabe até com deflagração de algumas operações” declara.

Atualmente o Deotap conta com três delegados para a investigação dessas modalidades criminosas, além de equipes com agentes e escrivães. Com a criação da força-tarefa, a unidade contará com o incremento de 40 profissionais da Polícia Civil, sendo 10 delegados, 20 agentes e 10 escrivães (10 equipes), que vão atuar em regime extraordinário.

Segundo a delegada Nádia Flausino, a demanda do Deotap vem crescendo ao longo do tempo devido à credibilidade que o departamento vem conquistando junto à sociedade. As demandas cresceram, e diante das dificuldades do departamento, surgiu a ideia da implementação dessa força para que todos os casos sejam investigados. “A sociedade está atenta à corrupção. A população está despertando para a necessidade de apuração desse tipo de crime em que a denúncia dessas práticas nada mais é do que o exercício da cidadania", destaca.

Inicialmente, a coordenadora do Deotap, Danielle Garcia, fará a distribuição dos inquéritos aos delegados, que serão responsáveis pela investigação de cada procedimento. Ao final, deverá ser entregue um relatório sobre tudo o que foi produzido. O objetivo é garantir que todas as denúncias sejam apuradas com rigor e encaminhadas à Justiça

Entenda a Operação Antidesmonte

Iniciada em outubro de 2016, a Operação Antidesmonte foi iniciada a fim de assegurar a legalidade do processo de transição da gestão municipal em todo o Estado de Sergipe. O objetivo da operação é evitar a dilapidação do Patrimônio Público em prefeituras cujos gestores não conseguiram se reeleger ou fazer sucessor.

Em reunião realizada no dia 09 de fevereiro deste ano, que contou com a participação da delegada Danielle Garcia, o presidente do TCE, Clóvis Barbosa, entregou aos Promotores de Justiça documentação, acompanhada de mídia eletrônica, contendo informações sobre a realização de saques ou descontos de cheques à boca do caixa (cheque-caixa), nas Prefeituras e Câmaras Municipais de todo Estado, no período de fim de mandato. A partir dessa reunião, ficou firmada a somação de esforços entre o Deotap, MPE e TCE nas investigações criminais.


Notícias Indicadas

'Abba Experience In Concert' chega a Aracaju com novo show no Teatro Tobias Barreto

CONVITE: Lançamento do livro "Command Center, IA e outros Avanços Tecnológicos na Radiologia Médica"

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação