Presídio de Estância deve ser aberto no final de novembro
O sistema prisional de Sergipe deve gerar 196 novas vagas no final deste mês com a abertura da Cadeia Pública de Estância, segundo informou o Governo do Estado. A medida deve amenizar a superlotação dos presídios sergipanos que operam acima da capacidade.
Presdio de Estncia deve ser aberto no final de novembro (Imagem: F5 News)
Os dados do Anuário da Segurança Púbica, divulgados esta semana, mostram que a população carcerária sergipana cresceu 12% de 2012 para cá. Atualmente, são quase cinco mil detentos custodiados nas oito unidades prisionais, o que levou a um déficit histórico de cerca de duas mil vagas.
Segundo a estimativa do Anuário, mais da metade dos presos são provisórios. Outro agravante da superlotação, para o governador Jackson Barreto, é a do regime semi-aberto.“Na próxima segunda-feira, estaremos recebendo o ministro da Justiça, Alexandre Moraes, em Sergipe, quando vamos tratar desses assuntos”, antecipou.
A abertura da nova cadeia de Estância, cujas obras foram concluídas em abril deste ano, deve também desafogar as delegacias sergipanas que abrigam, atualmente, cerca de 300 pessoas. “Nós somos uma das polícias que mais prendem, mas precisamos desafogar nossas delegacias e encaminhar os presos para os presídios”, pontuou o secretário da Segurança Pública, João Batista.
Sergipe tem outro presídio pronto para utilização, mas que ainda não foi aberto. O Presídio de Areia Branca está pronto desde março, mas o governo ainda não tem previsão de quando será reinaugurado. A abertura dessa unidade deve gerar quase 400 vagas.
Com Agência Sergipe