FLUTUANTE 1100 x 284
Aracaju (SE), 31 de outubro de 2025
POR: ASN
Fonte: ASN
Pub.: 10 de agosto de 2016

PM/Sergipe leva Programa Educacional para crianças e jovens de Tobias Barreto

As instruções de cunho lúdico-educativo são ministradas por policiais militares fardados, que aplicam um projeto pedagógico dividido em 10 módulos, voltado para o público infanto-juvenil.

PM/Sergipe leva Programa Educacional para crianas e jovens de Tobias Barreto (Foto: PM/SE)

PM/Sergipe leva Programa Educacional para crianas e jovens de Tobias Barreto (Foto: PM/SE)


A Polícia Militar de Sergipe, por meio do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), atendeu 340 alunos em atividades educativas de prevenção às drogas e à violência no município de Tobias Barreto. O programa completa 15 anos de atuação em 14 de agosto de 2016, beneficiando mais de 68 mil estudantes das escolas das redes pública e particular do Estado.

A Prefeitura Municipal, representada pelas Secretarias da Assistência Social, da Educação e da Saúde, solicitou da Polícia Militar de Sergipe (PMSE), a implantação do Proerd na cidade. Inicialmente foi realizada uma sensibilização junto às secretarias citadas e logo depois o cabo Emílio foi designado como instrutor para aplicar o programa em Tobias Barreto.

As instruções de cunho lúdico-educativo são ministradas por policiais militares fardados, que aplicam um projeto pedagógico dividido em 10 módulos, voltado para o público infanto-juvenil. O conteúdo alia teoria à prática, repassando aos discentes valores sociais que contribuem para o desenvolvimento do pensamento crítico e consciente, ensinando as crianças a realizarem escolhas seguras e responsáveis, por meio do modelo de tomada de decisão Proerd.

Por meio da filosofia de polícia de aproximação, que visa estreitar o relacionamento entre a Polícia Militar e a sociedade, como apoio da comunidade estudantil. Até o dia 11 de dezembro de 2015 foram atendidos 340 estudantes, distribuídos em sete escolas do município. Em 12 de agosto de 2016, o Proerd forma mais 160 estudantes dos povoados Montes Coelhos e Samambaia. Dando continuidade as atividades educativas, foram iniciadas novas turmas em mais cinco escolas da cidade, proporcionando a mais 223 crianças os benefícios do projeto.

Histórico

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) é oriundo de um programa norte-americano (DARE) criado em 1983. Em 1992 foi iniciado no Brasil, por meio da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e atualmente é o programa de prevenção ao uso de drogas das Polícias Militares de todos os Estados do Brasil. Atua por meio da filosofia de polícia de aproximação, que visa estreitar o relacionamento entre a Polícia Militar e a sociedade, através da comunidade estudantil, 

Em Sergipe, foi implantado no ano de 2001, completando 15 anos de atuação, nas escolas das redes pública e particular do Estado, em 14 de agosto de 2016, com mais de 68 mil estudantes atendidos.


Notícias Indicadas

Galeria Casacor recebe "Ces arts, c’est la vie”

Fábio Jr. celebra trajetória em show emocionante no Salles Multieventos

"Romance em duas línguas" :: Com Célia Gil

Aracaju Beauty Hair 2025 traz novidades e promete atrair mais de 10 mil visitantes

Villela Produções traz a Aracaju Fábio Rabin e o espetáculo "Ladeira Abaixo”

Cacto Experience aposta em aulas lúdicas para incentivar crianças a trocarem telas por atividades físicas

Curta-Se 24: Alice Caymmi, Zé Ibarra, Pedro Lua e Polayne estão entre as atrações musicais do festival

Festival Kids traz espetáculo "Bobbie Goods & Labubu” para animar a criançada em Aracaju

Feirinha da Gambiarra realizará edição especial com o tema ‘Batida Sergipana’ na Orla da Atalaia

Halloween do Chá promete noite temática com música e concurso de fantasias em Aracaju

Festival Inshallah 2025 apresenta: "Noites em Inshallah” – Um espetáculo de dança do ventre que encanta corações

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação