Aracaju (SE), 05 de dezembro de 2024
POR: ASN
Fonte: ASN
Pub.: 10 de agosto de 2016

PM/Sergipe leva Programa Educacional para crianças e jovens de Tobias Barreto

As instruções de cunho lúdico-educativo são ministradas por policiais militares fardados, que aplicam um projeto pedagógico dividido em 10 módulos, voltado para o público infanto-juvenil.

PM/Sergipe leva Programa Educacional para crianas e jovens de Tobias Barreto (Foto: PM/SE)

PM/Sergipe leva Programa Educacional para crianas e jovens de Tobias Barreto (Foto: PM/SE)


A Polícia Militar de Sergipe, por meio do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), atendeu 340 alunos em atividades educativas de prevenção às drogas e à violência no município de Tobias Barreto. O programa completa 15 anos de atuação em 14 de agosto de 2016, beneficiando mais de 68 mil estudantes das escolas das redes pública e particular do Estado.

A Prefeitura Municipal, representada pelas Secretarias da Assistência Social, da Educação e da Saúde, solicitou da Polícia Militar de Sergipe (PMSE), a implantação do Proerd na cidade. Inicialmente foi realizada uma sensibilização junto às secretarias citadas e logo depois o cabo Emílio foi designado como instrutor para aplicar o programa em Tobias Barreto.

As instruções de cunho lúdico-educativo são ministradas por policiais militares fardados, que aplicam um projeto pedagógico dividido em 10 módulos, voltado para o público infanto-juvenil. O conteúdo alia teoria à prática, repassando aos discentes valores sociais que contribuem para o desenvolvimento do pensamento crítico e consciente, ensinando as crianças a realizarem escolhas seguras e responsáveis, por meio do modelo de tomada de decisão Proerd.

Por meio da filosofia de polícia de aproximação, que visa estreitar o relacionamento entre a Polícia Militar e a sociedade, como apoio da comunidade estudantil. Até o dia 11 de dezembro de 2015 foram atendidos 340 estudantes, distribuídos em sete escolas do município. Em 12 de agosto de 2016, o Proerd forma mais 160 estudantes dos povoados Montes Coelhos e Samambaia. Dando continuidade as atividades educativas, foram iniciadas novas turmas em mais cinco escolas da cidade, proporcionando a mais 223 crianças os benefícios do projeto.

Histórico

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) é oriundo de um programa norte-americano (DARE) criado em 1983. Em 1992 foi iniciado no Brasil, por meio da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e atualmente é o programa de prevenção ao uso de drogas das Polícias Militares de todos os Estados do Brasil. Atua por meio da filosofia de polícia de aproximação, que visa estreitar o relacionamento entre a Polícia Militar e a sociedade, através da comunidade estudantil, 

Em Sergipe, foi implantado no ano de 2001, completando 15 anos de atuação, nas escolas das redes pública e particular do Estado, em 14 de agosto de 2016, com mais de 68 mil estudantes atendidos.


Tenha o Click Sergipe na palma da sua mão! Clique AQUI e confira as últimas notícias publicadas.

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Entrar no Canal

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação