FLUTUANTE 1100 x 284
Aracaju (SE), 31 de outubro de 2025
POR: Sejuc/SE
Fonte: Sejuc/SE
Pub.: 10 de agosto de 2016

Internas do Prefem participam de cursos do Projeto Florescer

Internas do Prefem participam de cursos do Projeto Florescer (Foto: Thas Ramos/Sejuc/SE)

Internas do Prefem participam de cursos do Projeto Florescer (Foto: Thas Ramos/Sejuc/SE)

Na manhã desta quarta-feira, 10, internas do Presídio Feminino concluíram o curso de Petwork, onde aprenderam com a arte do corte e costura a desenvolver diversos objetos, como bolsas, carteiras, bonecas de pano e outros produtos. 
O curso é fruto de uma parceria entre Secretaria de Estado da Justiça e Defesa do Consumidor (Sejuc) e Ministério Público Estadual (MPE), através do Projeto Florescer, desenvolvido dentro da unidade desde 2012 e idealizado pela promotora de justiça Dr. Cristina Mendonça, do Ministério Público Estadual (MPE). 

Só este ano 30 internas participaram dos cursos dentro da unidade prisional, o primeiro curso foi de Feltro e contou com 15 internas, este último curso formou 14. Até o final do ano haverá mais cursos para que essas mulheres possam se profissionalizar, evitar a ociosidade e pensar em um futuro melhor. 

A interna A. B. S. relatou com empolgação como foi para ela passar pelas aulas de Petwork, e deseja levar consigo os ensinamentos da professora, Lívia Andrade, da Uni Cortte. 

“Eu adorei o curso, pena que foi pouco tempo. A professora foi super atenciosa com a gente, super paciente, porque teve que ter um pouco de paciência, e vou levar esse conhecimento até quando eu sair e vou produzir peças lá fora, porque pra mim será uma profissão, porque eu nunca pensei que eu iria me identificar com corte e costura, eu me identifiquei muito bem e gostei,” disse. 

Para Edjane Lima Marinho, coordenadora pedagógica do Presídio Feminino, o envolvimento das internas nessas atividades é muito importante por retirá-las da ociosidade, além de ser uma atividade terapêutica. 

“O curso é importante porque ele traz novas possibilidades para as atividades de artesanato que elas já fazem dentro das celas, ele vai estimular a criatividade porque vai trazer novos modelos, as internas que fizeram o curso entram nas celas com essas novas ideias, mostram as demais e essas passam a reproduzir essas ideias que aprenderam no curso, ou seja, elas se tornam multiplicadoras,” disse. 

“Este ano a gente inovou com oficina de arte. Como você viu a oficina de Petwork e de bordados, a próxima será de pano de prato e o objetivo realmente é trazer pra elas a autoestima e valorização, para quando elas saírem do presídio possam ter uma oportunidade de trabalho. Para a gente não perder a continuidade, a empresa que a gente contratou, a Uni Cortte, tem dado uma atenção muito grande a gente, é muito comprometida, as meninas adoram a professora, e ficamos realizados em chegar aqui e ver que elas estão satisfeitas,” disse, Cristiane Barreto Paiva,  coordenadora do Projeto Florescer.


Notícias Indicadas

Galeria Casacor recebe "Ces arts, c’est la vie”

Fábio Jr. celebra trajetória em show emocionante no Salles Multieventos

"Romance em duas línguas" :: Com Célia Gil

Aracaju Beauty Hair 2025 traz novidades e promete atrair mais de 10 mil visitantes

Villela Produções traz a Aracaju Fábio Rabin e o espetáculo "Ladeira Abaixo”

Cacto Experience aposta em aulas lúdicas para incentivar crianças a trocarem telas por atividades físicas

Curta-Se 24: Alice Caymmi, Zé Ibarra, Pedro Lua e Polayne estão entre as atrações musicais do festival

Festival Kids traz espetáculo "Bobbie Goods & Labubu” para animar a criançada em Aracaju

Feirinha da Gambiarra realizará edição especial com o tema ‘Batida Sergipana’ na Orla da Atalaia

Halloween do Chá promete noite temática com música e concurso de fantasias em Aracaju

Festival Inshallah 2025 apresenta: "Noites em Inshallah” – Um espetáculo de dança do ventre que encanta corações

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação