FLUTUANTE Clube de Aventureiros - 900 x 450
Aracaju (SE), 02 de fevereiro de 2026
POR: SSP SE
Fonte: SSP SE
Em: 04/11/2025
Pub.: 04 de novembro de 2025

Polícia Civil indicia três investigados por injúria racial equiparada à transfobia e ameaça contra a deputada estadual Linda Brasil

Crimes foram cometidos na internet; autos da investigação já foram encaminhados ao Poder Judiciário

Polícia Civil indicia três investigados por injúria racial equiparada à transfobia e ameaça contra a deputada estadual Linda Brasil - Foto: SSP SE

O Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (Deparei), por meio da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC) identificou e indiciou três pessoas investigadas por crimes de transfobia contra a deputada estadual Linda Brasil. Os investigados responderão pelas práticas criminosas de injúria racial equiparada à transfobia e ameaça. As informações sobre os indiciamentos foram divulgadas nesta terça-feira (4).

De acordo com o delegado Érico Xavier, as investigações tiveram início logo após a comunicação do crime. “Em um curto período, conseguimos avançar satisfatoriamente na apuração, identificando os autores e reunindo elementos robustos para remeter os autos ao Poder Judiciário e ao Ministério Público. Três pessoas foram indiciadas, e o Ministério Público já ofereceu denúncia nesse mesmo sentido”, explicou.

Diante dos indiciamentos, o diretor do Depatri, delegado André Baronto, lembrou que as penalidades podem ser maiores do que os crimes cometidos fora da internet. “As pessoas precisam entender que a legislação penal se aplica tanto no mundo físico quanto no ambiente virtual. Em alguns casos, as penas são até mais severas quando o crime é praticado pela internet, justamente pela ampla capacidade de difusão e pelo dano que pode causar à honra das vítimas”, completou.

Para a deputada Linda Brasil, a atuação da Polícia Civil está sendo qualificada no enfrentamento aos crimes contra a população LGBTQIAP+. “Fico muito feliz que a Polícia Civil tenha conseguido identificar e indiciar três pessoas que enviaram mensagens com discurso de cunho transfóbico contra mim. A partir da investigação, foi possível descobrir os autores e responsabilizá-los. Essa é uma resposta importante à sociedade para mostrar que as redes sociais não são terra sem lei”, enfatizou.

A parlamentar, ao agradecer à Polícia Civil, também relembrou que a transfobia é crime conforme a legislação brasileira. “Injúria transfóbica é crime. Além disso, ameaçar uma parlamentar eleita democraticamente também configura crime. Espero que outras pessoas entendam que a transfobia, assim como a homofobia, é equiparada ao crime de racismo, e que qualquer ameaça ou ato discriminatório deve ser punido de acordo com a legislação vigente”, acrescentou.

Érico Xavier concluiu relembrando que os crimes cometidos na internet são mapeados e que tais práticas também são passíveis de responsabilização criminal e penal. “É importante destacar que ainda existe uma falsa percepção de que a internet é uma terra sem lei e que crimes praticados em ambiente virtual não serão descobertos. Isso não procede. A Polícia Civil de Sergipe possui capacidade técnica para rastrear e identificar qualquer pessoa que venha a cometer delitos digitais. Quem praticar esse tipo de conduta será responsabilizado com todo o rigor da legislação vigente”, finalizou.

Na mesma linha, André Baronto relembrou a capacidade técnica da Polícia Civil na identificação de autores de crimes na internet e destacou que a instituição também vem atuando de forma preventiva, além das ações de responsabilização criminal. “A Polícia Civil está tecnicamente preparada e trabalha com afinco para identificar os autores e responsabilizá-los criminalmente. Nosso trabalho também tem caráter educativo: mostrar que quem decide cometer crimes virtuais será punido, e que aqueles que sequer cogitam esse tipo de conduta devem repensar, porque o ambiente digital não é uma terra sem lei”, pontuou.


Notícias Indicadas

'Abba Experience In Concert' chega a Aracaju com novo show no Teatro Tobias Barreto

CONVITE: Lançamento do livro "Command Center, IA e outros Avanços Tecnológicos na Radiologia Médica"

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação