FLUTUANTE 1100 x 284
Aracaju (SE), 01 de novembro de 2025
POR: NV Assessoria
Fonte: NV Assessoria
Em: 31/10/2025 às 13:00
Pub.: 31 de outubro de 2025

Novembro Azul alerta para aumento de casos de câncer de próstata e reforça importância do autocuidado masculino

Campanha destaca a necessidade do diagnóstico precoce e incentiva homens a adotarem hábitos saudáveis em todas as fases da vida
Urologista e andrologista Breno Amaral - Foto: Henrique Puppi/NV Assessoria
O Brasil deve registrar aproximadamente 72 mil novos casos de câncer de próstata em 2025, segundo projeções do Instituto Nacional de Câncer (INCA). O dado, que entra em destaque com a Campanha Novembro Azul, indica que a doença se mantém segundo tipo de câncer mais frequente entre homens brasileiros e acende um sinal de alerta para a importância do diagnóstico precoce e a necessidade de adotar hábitos saudáveis em todas as fases da vida.
 
A taxa média de mortalidade por câncer de próstata no país gira em torno de 15,9 óbitos a cada 100 mil habitantes, número superior à média nacional de outros tipos de câncer. Segundo o urologista e andrologista Breno Amaral, muitos casos se desenvolvem silenciosamente nas fases iniciais, tornando os exames preventivos essenciais. “Se você espera o sintoma aparecer, pode ser tarde demais. O diagnóstico precoce é uma estratégia eficiente de viver mais e melhor”, ressalta, reforçando que a prevenção deve ser encarada como prioridade para toda a vida, pois é o caminho mais seguro para reduzir riscos e melhorar a qualidade de vida.
 
A recomendação é que homens a partir dos 50 anos realizem anualmente o exame de toque retal e a dosagem de PSA (Antígeno Prostático Específico). Os dois métodos se complementam, já que nem todos os casos apresentam alteração no PSA. “O toque é simples, indolor e rápido. Existe um tabu muito grande, mas quando o paciente realiza, percebe que não é nada demais”, explica Breno. Homens com histórico familiar da doença ou que sejam negros, grupo com maior risco e tendência a tumores mais agressivos, devem iniciar o rastreamento aos 45 anos.
 
Caso o diagnóstico seja comprovado e quando há indicação cirúrgica para câncer localizado, a cirurgia robótica é o que há de mais moderno. O procedimento utiliza braços robóticos e câmera acoplados ao abdômen, permitindo cortes pequenos, visualização ampliada, menor sangramento e movimentos precisos, com menos trauma e recuperação acelerada. “O paciente opera e, normalmente, em 15 dias, já está de volta às atividades”, afirma Breno.
 
Prevenção desde cedo com o Novembrinho Azul
 
Para além da campanha do Novembro Azul que conhecemos, o Novembrinho Azul, instituído pela Lei nº 14.694/23, orienta meninos de até 15 anos sobre higiene, vacinação contra HPV, identificação precoce de alterações e prevenção de doenças sexuais, incentivando hábitos de autocuidado.
 
O Dr. Breno Amaral aponta que, ao ter um filho homem, é importante levá-lo ao urologista para acompanhamento ao longo da vida. Nos primeiros anos, o foco está na orientação sobre higiene e no diagnóstico de condições como a criptorquidia. Já na adolescência, as consultas se voltam à prevenção e ao tratamento de infecções sexualmente transmissíveis; e, na vida adulta, ao monitoramento da fertilidade e da saúde sexual. “Com atenção à prevenção, acompanhamento regular e hábitos saudáveis, o Novembro Azul, no geral, reforça que cuidar da saúde masculina é um compromisso que une diversos fatores e é para toda a vida”, finaliza.
 
Sobre Breno Amaral
 
Graduado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), o Dr. Breno Amaral fez residência em Cirurgia Geral na Universidade de Campinas (Unicamp) e especialização em Urologia no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Possui estágios de aperfeiçoamento na França, no Hospital Tenon e no Instituto Montsouris, com foco em cirurgia robótica, endourologia avançada e terapia focal para tratamento do câncer de próstata, sendo pós-graduado em Cirurgia Robótica.
 
Atuou como preceptor da residência de Urologia no Hospital Albert Einstein, foi professor de Urologia da Universidade Tiradentes (Unit) e coordenador do Centro Cirúrgico do Hospital Primavera, em Aracaju.
 
Atualmente, é coordenador do Andros – Centro de Saúde do Homem, onde oferece atendimento urológico de alta tecnologia, com foco em diagnóstico, prevenção e estética genital masculina, por meio de um cuidado humanizado e multidisciplinar. Mais informações estão disponíveis em www.drbrenoamaral.com.br.


Notícias Indicadas

Galeria Casacor recebe "Ces arts, c’est la vie”

Fábio Jr. celebra trajetória em show emocionante no Salles Multieventos

"Romance em duas línguas" :: Com Célia Gil

Aracaju Beauty Hair 2025 traz novidades e promete atrair mais de 10 mil visitantes

Villela Produções traz a Aracaju Fábio Rabin e o espetáculo "Ladeira Abaixo”

Cacto Experience aposta em aulas lúdicas para incentivar crianças a trocarem telas por atividades físicas

Curta-Se 24: Alice Caymmi, Zé Ibarra, Pedro Lua e Polayne estão entre as atrações musicais do festival

Festival Kids traz espetáculo "Bobbie Goods & Labubu” para animar a criançada em Aracaju

Feirinha da Gambiarra realizará edição especial com o tema ‘Batida Sergipana’ na Orla da Atalaia

Halloween do Chá promete noite temática com música e concurso de fantasias em Aracaju

Festival Inshallah 2025 apresenta: "Noites em Inshallah” – Um espetáculo de dança do ventre que encanta corações

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação