FLUTUANTE  728 x 350
Aracaju (SE), 12 de agosto de 2025
POR: Habacuque Villacorte
Fonte: Panorama Sergipe
Em: 11/08/2025 às 00:44
Pub.: 11 de agosto de 2025

Principais promessas de Lula para Sergipe estão paralisadas ou descartadas :: Por Habacuque Villacorte

Em tempos de “tarifaço”, este foi um verdadeiro “vexame administrativo” do governo do PT

Principais promessas de Lula para Sergipe estão paralisadas ou descartadas - Foto: Reprodução | Panorama Sergipe

Entrevistado pelo radialista Narcizo Machado (FAN FM), na manhã da sexta-feira (8), o governador Fábio Mitidieri (PSD) foi questionado sobre a lentidão por parte do governo federal para a conclusão do trecho Norte da “interminável” obra de duplicação da BR-101, mais precisamente do trecho de Pedra Branca, em Laranjeiras, até a divisa com Alagoas, no município de Propriá. Um ouvinte chegou a afirmar que os trabalhos na região se encontram paralisados, informação ratificada pelo governador.

Fábio Mitidieri explicou que, no recente encontro do presidente Lula (PT), em Brasília (DF), com os governadores do Consórcio Nordeste, chegou a questionar sobre as dificuldades que o petista poderá enfrentar no próximo ano, aqui no Estado, por conta da falta de entregas, mais precisamente, sobre as principais promessas realizadas para os sergipanos, como a duplicação da BR-101. Se levar em consideração o trecho Sul, de Estância até a divisa com a Bahia, aí sobram promessas do governo federal.

Na mesma entrevista, Fábio Mitidieri lembrou que o governo Lula também se comprometeu em duplicar a BR-235, que liga a Grande Aracaju até os municípios da região Agreste, passando por Itabaiana. O chefe do Executivo falou sobre estudos para a elaboração do projeto para a obra, que também segue sem perspectiva. Por fim, e não menos importante, a sonhada construção do Canal de Xingó, segundo o governador sergipano, foi descartada pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Com as obras paralisadas do trecho Norte da duplicação da BR-101 e sem perspectivas para o trecho Sul, além da duplicação da BR-235 e a extinção do projeto do Canal de Xingó, restou a Fábio Mitidieri celebrar a construção da ponte ligando Sergipe a Alagoas, que segundo ele, encontra-se em estágio avançado. Detalhe: o ministro dos Transportes, Renan Filho, ex-governador dos alagoanos, é um dos principais defensores da obra e, politicamente falando, um dos mais interessados.

Este colunista já havia alertado, no início de junho passado, que após o anúncio por parte do governo Lula, do “congelamento” de R$ 31,3 bilhões na execução orçamentária deste ano, a obra de duplicação do trecho Norte da BR-101 iria demorar ainda mais e, pelo que se sabe, agora os trabalhos estão paralisados. Mas em abril desse ano, o ministro Renan Filho garantiu que a obra estaria conclusa até o final de 2025, como também o projeto de duplicação da BR-235.

Em síntese, as principais promessas feitas pelo presidente Lula para o povo sergipano, em termos de obras, ou estão paralisadas ou já caminham para serem descartadas, como foi o caso do Canal de Xingó. Em tempos de “tarifaço”, este foi um verdadeiro “vexame administrativo” do governo do PT, algo difícil de acreditar que esteja concluso ainda em meados de 2026, considerando que vamos entrar em um ano eleitoral, quando “novas promessas” serão formalizadas. O difícil será cumprir todas elas...

Confira coluna completa em Habacuque Villacorte


CDL: Mais um benefício exclusivo para nossos associados!

ComfortClin: Nova Clínica Médica e Odontológica chega a Aracaju

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação