FLUTUANTE Clube de Aventureiros - 900 x 450
Aracaju (SE), 07 de fevereiro de 2026
POR: Seasc Aracaju
Fonte: Agência Aracaju de Notícias
Em: 11/11/2024 às 16:02
Pub.: 12 de novembro de 2024

Conselho Municipal da Criança e do Adolescente lança edital de chamamento para OSCs de Aracaju

 

Conselho Municipal da Criança e do Adolescente lança edital de chamamento para OSCs de Aracaju - Foto: Mateus Souza / Assistência Social

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), órgão vinculado à Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Assistência Social, lançou o edital de chamamento público para seleção de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) interessadas em celebrar termo de fomento com objetivo na execução de projetos relativos à promoção, proteção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes, que estejam em conformidade com as diretrizes da política municipal.

Ao todo, serão selecionados 15 projetos que deverão ter como beneficiários crianças e adolescentes de 0 a 18 anos e, excepcionalmente, até os 21 anos, conforme Art. 2° da Lei 8.069/1990 (ECA), priorizando os que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Os projetos precisam entrar em consonância com os seguintes eixos: atendimento socioeducativo a adolescentes e jovens egressos das medidas socioeducativas; enfrentamento ao trabalho infantil no município de Aracaju: projetos para a faixa etária de 7 anos a 17 anos; ações de convivência familiar e fortalecimento de vínculos com prioridade para o público de primeira infância e crianças e adolescentes em situação de rua; do direito à vida e à saúde; direito à educação e aprendizagem; e cultura, esporte, lazer e tecnologia social.

Cada OSC receberá o valor de R$ 120.000,00, oriundos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, de acordo com o Plano de Aplicação dos Recursos do Fundo Municipal, totalizando um investimento de R$ 1,8 milhão. Parte dos recursos remetidos são resultados da campanha Destinar Aracaju, uma iniciativa que permite que pessoas físicas e jurídicas direcionem até 3% do imposto de renda devido para apoiar projetos sociais.

As inscrições são gratuitas, já estão abertas e acontecem até o dia 4 de dezembro de 2024 até às 12h via e-mail, e a documentação impressa deverá ser entregue até 13h do dia 4 de dezembro de 2024, conforme publicação no Diário Oficial e site da Prefeitura de Aracaju.

De acordo com o cronograma do edital, a divulgação preliminar do resultado será publicada no dia 26 de dezembro, e, caso as organizações queiram nova análise, o período para interposição de recursos contra o resultado preliminar de seleção ocorrerá durante 30 de dezembro a 5 de janeiro. A homologação junto à publicação do resultado definitivo, com a divulgação das decisões recursais proferidas (se houver), acontecerá no dia 16 de janeiro de 2025. Todas as etapas estarão disponíveis no Diário Oficial do Município e no site da Prefeitura de Aracaju.

Os projetos deverão conter informações que atendam aos seguintes critérios de julgamento: descrição da realidade objeto da intervenção pretendida, com evidenciação de indicadores da realidade, no nexo entre essa realidade e o projeto proposto, e a visão de futuro após a intervenção do projeto; adequação da proposta com as diretrizes contidas nos eixos de atuação, voltados para a promoção, proteção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes; informações sobre ações a serem executadas, metas a serem atingidas, indicadores que aferirão o cumprimento das metas e prazos para a execução das ações e cumprimento das metas; e a capacidade técnico-operacional da instituição proponente.

As organizações podem encontrar a ficha de inscrição, bem como as diretrizes para elaboração da proposta e do plano de trabalho, declaração de ciência e concordância, declaração sobre instalações e condições materiais, declaração do Art. 27 do Decreto n° 8.726, de 2016, relação dos dirigentes da entidade, declaração da não ocorrência de impedimentos e a minuta do termo de fomento anexadas (I ao VIII) na edição nº 5488 do Diário Oficial Municipal de 4 de novembro de 2024.


Notícias Indicadas

Nona, Bruninho Top7, cortejos do Rasgadinho e Maysa Reis agitam o Jardins Folia 2026

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

Ferreira Costa abre mais de 10 vagas de emprego em Aracaju

Prefeitura anuncia vasta programação para o Carnaval da Barra 2026

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

'Abba Experience In Concert' chega a Aracaju com novo show no Teatro Tobias Barreto

Clube de Aventureiros Estrelas Brilhantes: Mais de duas décadas de dedicação ao desenvolvimento infantil

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Iguá Sergipe prevê abertura de mais de 400 vagas de emprego em 2026 e lança canal oficial de empregos no estado

5 alertas de que o sistema contábil da sua empresa ficou para trás

Ana Carolina apresenta turnê "25 Anas” em abril, no Salles Multieventos

Detran Sergipe moderniza CNH e exame prático passa a ser realizado sem baliza

Petrobras garante três décadas de produção em Sergipe Águas Profundas

Governo de Sergipe anuncia redução no preço da tarifa do gás natural canalizado

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Regras para ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos começam a valer nesta quinta; saiba mais

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

CONVITE: Lançamento do livro "Command Center, IA e outros Avanços Tecnológicos na Radiologia Médica"

Governo divulga o calendário de feriados e pontos facultativos de Sergipe em 2026

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação