Aracaju (SE), 23 de maio de 2022
POR: Diego Gonçalez Martinez
Fonte: Comunicação Social Capitania dos Portos de Sergipe
Em: 21/01/2022 às 10h15
Pub.: 21 de janeiro de 2022

Nota Oficial: CPSE realizará Exame de Habilitação para Capitão Amador

Capitania dos Portos de Sergipe
Nota Oficial

Aracaju – SE.
Em 20 de janeiro de 2022.


A Marinha do Brasil (MB) abrirá inscrições para o Exame de Habilitação para Capitão Amador I/ 2022, no período de 07 de fevereiro à 14 de março de 2022, de segunda a sexta-feira, das 08:20 à 11:40, na sede da Capitania dos Portos de Sergipe (CPSE). A prova está prevista para ser realizada na sede da CPSE em 27 de abril de 2022 e conta como assuntos principais: Navegação astronômica, meteorologia, estabilidade, comunicações, navegação eletrônica e uso de cartas náuticas.


O Exame tem como objetivo tornar o Amador apto para conduzir embarcações entre Portos nacionais e estrangeiros, sem limite de afastamento da costa, exceto para moto aquática. Para realizar a inscrição, o candidato deve apresentar os seguintes documentos: 
a) Identidade; 
b) CPF; 
c) Comprovante de Residência; 
d) GRU; 
e) Atestado médico. Os candidados que apresentarem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) dentro da validade é dispensado da entrega do atestado médico; 


Somente quem for habilitado como Mestre Amador pode realizar a prova para Capitão Amador.


Instruções gerais, programa do exame e referênciacias bibliográficas podem ser consultadas no Capítulo 5 e Anexo 5, da NORMAM 03, que fica disponível no site: https://www.marinha.mil.br/dpc/normas.


Para maiores informações, entrar em contato com o setor de Habilitação de Amadores da CPSE, no telefone (79) 3711-1625. 

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação