Aracaju (SE), 19 de janeiro de 2026
POR: Tarcísio Matos
Fonte: Tarcísio Matos
Em: 05/11/2025
Pub.: 05 de novembro de 2025

Pré Caju com Direitos: Como Aparecida Matos pode ajudar a transformar uma festa carnavalesca, em uma Festa Para Todos! :: Por Tarcísio Matos

Tarcísio Matos*

Tarcísio Matos - Foto: Arquivo pessoal

A festa do Pré-Caju é pura energia, com música que contagia e uma multidão em festa! Mas, para algumas pessoas, a alegria pode ter barreiras invisíveis – ou bem visíveis. Aparecida Matos, nossa foliã fictícia que usa cadeira de rodas, chegou cheia de expectativas, pronta para cair na folia. Mas a realidade logo se impôs: barracas sem rampa, banheiros longe e sem qualquer adaptação, e informações do evento que não chegavam a todos, sem Libras para a comunidade surda ou áudio descrição para pessoas com deficiência visual. Para ela, e para tantos outros, a festa não estava preparada, e o direito de se divertir acabava sendo um privilégio para poucos. Aparecida sentiu que era hora de fazer a diferença, não só por ela, mas por todos.

Aparecida Matos sabia que a Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015) é clara: ela fala do "Desenho Universal" – que é pensar em tudo para todos – e garante que todo mundo tem direito à festa, à cultura e à acessibilidade. Em vez de apenas reclamar, ela resolveu agir com estratégia! 

Com calma, mas com firmeza e clareza, Aparecida Matos procurou os organizadores. Não foi uma bronca, mas um diálogo construtivo. Ela explicou direitinho como as barreiras físicas e de comunicação atrapalhavam a experiência de pessoas com deficiência, apresentando não só os problemas, mas também soluções práticas e viáveis para que o Pré-Caju pudesse ser, de verdade, uma festa para todos, sem exceção. Sua abordagem focada em colaboração foi a chave.

E o papo de Aparecida Matos fez toda a diferença! Os organizadores, que se mostraram abertos e receptivos às sugestões, agiram rapidamente. Em tempo recorde, rampas de acesso foram instaladas em pontos estratégicos, facilitando a chegada às barracas, aos palcos e aos principais pontos de encontro. Começaram a distribuir informações sobre o evento em formatos mais acessíveis, com QR Codes que levavam a áudios descritivos, mapas em letras maiores e até a presença de intérpretes de Libras em áreas chave. E o melhor: a equipe de apoio passou por um treinamento rápido e eficaz para saber como auxiliar melhor as pessoas com deficiência, garantindo um atendimento mais humano e eficiente. Era emocionante ver a festa se transformando em um espaço de acolhimento!

No dia seguinte, quando Aparecida voltou, o Pré-Caju já tinha outra cara, um novo coração. Ela viu as rampas bem sinalizadas, a equipe atenta e um espaço de apoio dedicado, onde todos se sentiam bem-vindos. Sentiu uma alegria imensa e a certeza de que sua voz tinha sido ouvida e que sua atitude tinha mudado a festa para melhor, não só para ela, mas para tantos outros foliões que agora podiam pular, dançar e aproveitar sem perrengues ou preocupações. 

A história de Aparecida Matos é um baita lembrete de que um só gesto, quando feito com propósito e inteligência, pode abrir caminhos e transformar um evento inteiro. 

Que o Pré-Caju de Aparecida Matos inspire outras festas a serem cada vez mais inclusivas e memoráveis para todos!

Valeu, Valeu!!!

*Sócio do TMatos Advogados Associados, Advogado Militante, Professor de Graduação e de Pós Graduação, Cursou Mestrado e Doutorado na UNLZ.


Notícias Indicadas

Fusqueata em comemoração ao Dia Nacional do Fusca acontece domingo (25) em Aracaju

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Regras para ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos começam a valer nesta quinta; saiba mais

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Hapvida vai abrir novo hospital com 130 leitos, urgência, emergência e exames de alta complexidade

Prefeitura de Aracaju alerta pais e responsáveis sobre cuidados na escolha do transporte escolar

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Ana Carolina apresenta turnê "25 Anas” em abril, no Salles Multieventos

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Fábricas de fertilizantes em Sergipe e Bahia voltam a operar em meio a riscos no suprimento internacional

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Governo divulga o calendário de feriados e pontos facultativos de Sergipe em 2026

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação