SSP e Prefeitura de Aracaju firmam termo de cooperação para capacitação da Guarda Municipal na Acadepol
Parceria possibilitará a realização de cursos de formação, estágios e treinamentos dos guardas municipais da capital na instituição de ensino da Polícia Civil.

Com o objetivo de fortalecer a integração entre as forças de segurança e ampliar a qualificação profissional dos agentes que atuam em Aracaju, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/SE) e a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) firmaram o Termo de Cooperação Técnica nº SSP/SE0003/2025. O acordo possibilitará a realização de cursos de formação, estágios e treinamentos para os guardas municipais da capital na Academia de Polícia Civil (Acadepol).
A iniciativa, amparada pela Lei Federal nº 13.022/2014 e por normativas federais, busca garantir que os guardas municipais estejam preparados para atuar na preservação da ordem pública, na proteção da população e no apoio às demais instituições de segurança.
Dentro do acordo entre as instituições estadual e municipal, a SSP assumirá a responsabilidade de disponibilizar a estrutura da Acadepol para a realização dos cursos, estágios e qualificações anuais. Além disso, a pasta fornecerá instrutores e monitores para ministrar disciplinas previstas na matriz curricular, inclusive em áreas práticas como armamento e tiro.
Já a Semdec será responsável por organizar o quantitativo de guardas que participarão das capacitações, disponibilizar transporte, alimentação e material de ensino aos alunos. Também caberá ao município assegurar a limpeza e higienização dos espaços da Acadepol, oferecer suporte médico com ambulância em atividades práticas, além de fornecer munições para os treinamentos de tiro.
Ainda conforme os termos do convênio firmado entre SSP e Semdec, a parceria terá duração inicial de 36 meses e não envolve repasse de recursos financeiros entre os órgãos, mas sim a soma de esforços para benefício da sociedade aracajuana.
O diretor da Academia de Polícia Civil, delegado João Batista dos Santos Júnior, destacou que a Acadepol mantém-se historicamente aberta à formação e ao aperfeiçoamento das Guardas Municipais, reconhecendo nelas um papel essencial no enfrentamento à criminalidade. “A Academia é um espaço de integração das forças de segurança. Aqui formamos e capacitamos guardas municipais de diversas cidades, como São Cristóvão, entre outras recentemente, além de já termos realizado treinamentos conjuntos com instituições como a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal. Esse convênio reforça o compromisso da Acadepol com a qualificação permanente dos profissionais que protegem a sociedade”, enfatizou.