Vereador Levi Oliveira sugere a implementação de linhas de ônibus exclusivos para mulheres em Aracaju
Buscando assegurar maior segurança e conforto às usuárias do transporte coletivo, o vereador Levi Oliveira (PP) indicou à Prefeitura de Aracaju a implantação de uma linha de ônibus exclusiva para mulheres. Sugeriu, ainda, como alternativa, a implementação de horários destinados apenas ao público feminino no sistema de transporte público da cidade, devendo ser realizado um estudo técnico que considerasse a viabilidade de ambas as propostas. Essas medidas visam reduzir os casos de assédio, importunação e outras formas de violência que ocorrem dentro dos coletivos.
Existem hoje cidades brasileiras que colocaram em prática medidas focadas em atender necessidades referentes às mulheres no transporte público. O município de Sorocaba, São Paulo, por exemplo, lançou nesse mês a Linha Rosa, em que os ônibus operam exclusivamente para o público feminino, sendo equipados com sistema de monitoramento por câmeras e contando com a presença de membros da Secretaria da Mulher (Semul) em parte do trajeto dos veículos. A ação é um projeto experimental, com poucos ônibus operacionais, e integra a campanha do Outubro Rosa do município.
De acordo com o vereador, faz-se necessário ir além da campanha do Outubro Rosa e pensar em soluções concretas para os diversos obstáculos e dificuldades que atingem a população feminina. "É uma medida que contribui para o aumento da percepção de segurança dessas mulheres e, consequentemente, da sua adesão ao transporte coletivo. Cada vez mais tem se falado na necessidade de promover políticas públicas que assegurem a igualdade de gênero e proteção à mulher. A implementação dessas propostas, portanto, representa um passo importante para que Aracaju atue nessa vertente e avance na construção de uma cidade mais segura e inclusiva", declarou.