2ª edição do Festival Mangaio Negro acontecerá nos dias 23 e 24 no Museu da Gente Sergipana
O evento contará com a feira de economia criativa para afroempreendedores e programação cultural livre para crianças e adultos.

Com o intuito de enaltecer a cultura e fomentar o afroempreendedorismo sergipano, a 2ª edição do Festival Mangaio Negro acontecerá no Museu da Gente Sergipana nos dias 23 e 24 de outubro, a partir das 15h. O evento contará com a feira de economia criativa para afronegócios, assim como apresentações de dança, música e teatro com programação cultural livre para crianças e adultos.
O Festival reunirá 22 expositores voltados para moda, gastronomia, artesanato, artes visuais, literatura, decoração e variedades durante os dois dias de atividade, disponibilizando o Espaço Kids para maior conforto das famílias.
A exibição do espetáculo Sankofa apresentado pelo grupo Hecta, assim como os shows do grupo Baião de 3 + Uma e do cantor Luno Torres acontecerão na quinta-feira do dia 23. Já no dia 24, haverá Contação de Histórias e Oficina de Boneca para o público infantil pela pedagoga Jolúzia Vieira, e também a performance e oficina de Dança Afro com a coreógrafa Michele Pereira e o dançarino Nego Inha. Ainda na sexta-feira do dia 24, o público poderá curtir o set do projeto Black to Black: Ritmos de Resistência do DJ Beléu, o som contagiante do Descidão dos Quilombolas, a apresentação da Roda de Capoeira Angola com o Grupo Lineart e o show da cantora Lari Lima.
Outro destaque da edição é a exposição do artista Eddye Matheus Ramos: Dialogando com Arthur Bispo disponível para exibição dos dias 21 a 26 de outubro no Foyer do Museu da Gente Sergipana.
Sobre o Festival Mangaio Negro
O Festival Mangaio Negro surge a partir de edições da Feira do Mangaio que tiveram início no ano de 2017, ambos idealizados pela empresária Tatiane Costa. De acordo com a realizadora, a procura de afroempreendedores foi decisiva para a criação dos eventos.
“Eu tinha uma grande procura de afroempreendedores e criei a feira do Mangaio Negro, voltada especificamente para afronegócios e o Festival foi uma forma de alcançar mais pessoas. A ideia [do Festival] surgiu da necessidade de espaços com foco em cultura afro-brasileira. Um local de encontro, partilha e afeto entre os nossos. Uma forma de celebração das nossas potencialidades!”, diz Tatiane.
A proposta do evento é mostrar a diversidade dos artistas e empreendedores sergipanos e gerar impacto direto na geração de renda para pessoas pretas através de um espaço acolhedor que promove a contemplação e a celebração da cultura negra, livre para todas as idades.
O Festival Mangaio Negro é realizado com recurso do EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO PNAB Nº 06/2025 - FESTIVAIS, FEIRAS E MOSTRAS.
- Data: 23 e 24 de outubro de 2025
- Horário: A partir das 15:00
- Local: Museu da Gente Sergipana, Avenida Ivo do Prado, 398 - Centro
- Mais informações: (79) 9 9874-5775 (Tatiane Costa) | @feiradomangaio (Direct do Instagram)| isabellakss.jor@
gmail.com (Assessoria de Imprensa)
Confira a programação completa:
De 21 a 26 de outubro
•Exposição Artística: Eddye Matheus Ramos: Dialogando com Arthur Bispo
23 de outubro, quinta-feira
•15h - Feira de economia criativa para Afronegócios; Programação Infantil com Pintura, desenhos, cama elástica.
•17h - Espetáculo Sankofa
•19h - Forró Baião de 3 + Uma
•20h- Show de Luno
24 de outubro, sexta-feira
•15h - Feira de economia criativa para afronegócios
•15h - Contação de História com Joluzia Vieira: Força Ancestral - Um resgate de memórias
•16h - Programação Infantil com Pintura, desenhos, cama elástica.
•16h - DJ Beléu - Black to Black: Ritmos de Resistência
•17h - Performance/Oficina de Dança Afro com Michele Pereira.
•18h - Descidão dos Quilombolas
•19h - Roda de Capoeira Angola com Grupo Lineart
•20h - Show de Lari Lima