Aracaju (SE), 22 de janeiro de 2021
POR: Aldaci de Souza
Fonte: Rede Alese
Em: 07/01/2021 às 00h00
Pub.: 07 de janeiro de 2021

Janeiro Branco alerta para os cuidados com a saúde mental


Realizada no primeiro mês do ano, a campanha Janeiro Branco desenvolvida por psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais e outros profissionais de saúde visa conscientizar as pessoas sobre a importância de se buscar ajuda no sentido de cuidar da saúde mental. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), até 2030, a depressão será uma das principais causas de doenças no mundo. O tema da ação em 2021 é: “Todo Cuidado Conta”.


Janeiro Branco alerta para os cuidados com a saúde mental (Foto: Divulgação Infoescola)

Janeiro Branco alerta para os cuidados com a saúde mental (Foto: Divulgação Infoescola)


Especialistas entendem que além da depressão e da ansiedade, os distúrbios agravados pelo abuso de álcool e outras substâncias, esquizofrenia e transtorno bipolar, estão cada vez mais presentes na sociedade.


O Janeiro Branco convida a população a fazer uma reflexão sobre suas vidas, a qualidade dos relacionamentos, a meditação, a prática de atividades físicas, horas de sono, boa convivência familiar, enfim, os cuidados com saúde mental e a importância de procurar ajuda através de consultas com psicólogos e psiquiatras, aos primeiros sinais de adoecimento.


Escolha do mês
Idealizado pelo psicólogo Leonardo Abrahão em 2014, o mês da campanha foi escolhido de forma estratégica, já que no início de cada ano muitas pessoas ficam ansiosas quanto ao cumprimento das metas, além de janeiro geralmente ser de reflexões que mexem com o emocional. A ideia é deixar de lado alguns tabus e fazer com que as pessoas compreendam que precisam da ajuda de profissionais especializados no assunto, evitando que os problemas possam ser agravados.

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação