Aracaju (SE), 09 de janeiro de 2026
POR: SES/SE
Fonte: SES/SE
Em: 10/09/2020 às 15:56
Pub.: 10 de setembro de 2020

SES e Conselho Regional de Farmácia alinham orientações para uso de autoteste de HIV

Em algumas redes de farmácias os clientes podem comprar os autotestes de HIV e em minutos tirar a dúvida se o resultado é ‘reagente’ ou ‘não reagente’. Embora pareça simples, essas pessoas, ao realizar os testes devem seguir alguns protocolos para realmente confirmar o seu resultado. Preocupado com as orientações essenciais no diagnóstico, o gerente do Programa IST/Aids da Secretaria de Estado da Saúde (SES) reuniu-se nesta quarta-feira, 9, com representantes do Conselho Regional de Farmácia (CRF-SE) para tratar das questões referentes à comercialização dos testes para o HIV e prestação de orientações das redes  sobre o uso correto e interpretação dos resultados.

SES e Conselho Regional de Farmácia alinham orientações para uso de autoteste de HIV (Foto: SES/SE)

SES e Conselho Regional de Farmácia alinham orientações para uso de autoteste de HIV (Foto: SES/SE)

Embora na própria bula venham informações, o gerente do programa IST/Aids, o médico sanitarista Almir Santana, destaca que muitas informações passam despercebidas. Para orientar sobre os procedimentos que as farmácias devem fornecer a quem adquirir o autoteste, foi alinhada na reunião que resultará na elaboração de uma nota técnica direcionada às redes de farmácia de Sergipe.

“Como o teste não é para diagnóstico, mas sim de triagem, se der reagente precisará ser confirmado no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do município, que funciona na Rua Bahia, no bairro Siqueira Campos. Lá, o indivíduo pode se apresentar, explicar que deu reagente o autoteste para repetir e assim confirmar o resultado gratuitamente”, revelou.

Orientação
Segundo Almir, a farmácia precisa que um técnico ou farmacêutico, alguém capacitado que explique que o teste positivo não é confirmatório. Já no negativo existe a chamada janela imunológica, período que a pessoa pode estar infectada e o exame não acusa, assim se for negativo  a pessoa é orientada a repetir com trinta dias depois da exposição”, explicou o médico.

Conforme o presidente do CRF-SE, Marcos Rios, o ançamento da nota será feito e amplamente divulgado. “A SES também realizará junto com o CRF-SE uma capacitação para os farmacêuticos. As atividades não especificaram as farmácias, devendo ser abrangidas todas as farmácias que desejarem comercializar os produtos. Todos os farmacêuticos também poderão participar das capacitações”, finalizou.


Notícias Indicadas

Michelle: “Vi Bolsonaro pedindo para Deus levá-lo de tanta dor”

Regras para ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos começam a valer nesta quinta; saiba mais

Prefeitura mantém IPTU congelado em 2026 e publica calendário oficial de pagamento

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Hapvida vai abrir novo hospital com 130 leitos, urgência, emergência e exames de alta complexidade

Clínica de saúde ComfortClin amplia oferta de serviços e lança check-up acessível em Aracaju

Senado aprova projeto que permite atualização de valor de imóvel no IR

Sob o olhar da mãe atípica :: Por Luciana Couto

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

O Mundo não para. Confira mais notícias no Canal do Click Sergipe no WhasApp

Livro "Quando abri o coração" de Sônia Câmara tem lançamento cancelado por luto; Obra se torna um gesto de apoio à autora

Governo divulga o calendário de feriados e pontos facultativos de Sergipe em 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação