18 de fevereiro de 2020
POR: SES/SE
Fonte: SES/SE
Em: 18/02/2020 às 14h20

Hidratação e alimentação saudável evitam transtornos para quem vai cair na folia do carnaval


Com a proximidade do carnaval, os cuidados com a alimentação e a hidratação são fundamentais para que a folia não acabe mais cedo. Para quem vai brincar os quatro dias da festa carnavalesca o alerta deve ser redobrado, por isso, a nutricionista e referência técnica em nutrição do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), unidade gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), Sieune Roberta Araújo, faz algumas recomendações para evitar problemas gastrointestinais, além da desidratação, pois o esforço é intenso e exige muito das condições físicas do folião.


Hidratação e alimentação saudável evitam transtornos para quem vai cair na folia do carnaval (Foto: SES/SE)

Hidratação e alimentação saudável evitam transtornos para quem vai cair na folia do carnaval (Foto: SES/SE)


“Essa é uma festa que as pessoas querem mais é extravasar. Serão quatro dias seguidos de folia e noites mal dormidas, além de alimentação fora do horário habitual, excesso de bebida alcoólica e alimentação gordurosa. Por isso, alguns cuidados devem ser adotados para aproveitar a festa com saúde e disposição para o dia seguinte. Muita fruta, hidratação reforçada, alimentação leve e moderação no consumo de álcool são dicas importantes para que o folião aproveite a festa sem comprometer a saúde”, ressaltou.


A nutricionista também ressaltou a importância de fazer uma boa hidratação e alimentação sem excessos durante os dias de festa. “Opte por alimentação saudável e evite o máximo lanches de rua se for mal acondicionado, isso pode causar uma infecção alimentar e deixar o folião de cama por uns três dias. Antes de cair na folia, invista em casa em um bom sanduíche natural com frango desfiado, saladas e pão integral, além de frios. Não pule as refeições e durante o almoço prefira alimentos leves, balanceados e saudáveis, para estar bem durante a festa”, explicou Sieune Roberta.


Ela ressaltou, ainda, que os alimentos ricos em carboidratos são opções ideais para aguentar o pique da festa. “As frutas e as verduras, principalmente nas saladas, garantem os níveis de vitaminas e minerais que o organismo necessita. Seguindo essas dicas, o seu carnaval estará livre de transtornos”, enfatizou a nutricionista.


A foliã Isabele Barbosa, 40, se exercita e gosta de uma boa alimentação. Para ele, durante os dias de folia, o cardápio é ainda mais incrementado. “Eu bebo muita água, água de côco, isotônicos para repor os minerais perdidos durante a festa, não bebo refrigerante e opto por sucos naturais, como muita fruta e verduras, além de carne e frango grelhado, tô fora de gordura e alimentos industrializados, também não como alimentação vendida na rua sem a devida refrigeração. Outra questão importante é quanto ao calçado adequado para brincar o carnaval, eu prefiro um tênis confortável já que vou brincar o carnaval acompanhando bloquinhos e festa de rua”, enfatizou Isabele.

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