Aracaju (SE), 27 de janeiro de 2026
POR: Assessoria Funesa
Fonte: Assessoria Funesa
Em: 26/12/2018 às 16:43
Pub.: 26 de dezembro de 2018

Centros de Especialidades Odontológicas da Funesa tratam HPV em boca

Especialistas alertam como prevenir, identificar e curar a Verruga Venérea.

Centros de Especialidades Odontológicas da Funesa tratam HPV em boca (Foto: Ascom Funesa)

Centros de Especialidades Odontológicas da Funesa tratam HPV em boca (Foto: Ascom Funesa)

Doença sexualmente transmissível, induzida pelo vírus HPV (Papilomavírus Humano), a Verruga Venérea ou 'Condiloma Acuminado' é uma das patologias tratadas pelos Centros de Especialidades Médicas (CEOs), administrados pela Fundação Estadual de Saúde (Funesa), pois, além de aparecer na genitália externa e ânus, também surgem na  boca - com mais incidência na região da mucosa labial, palato mole e freio de língua. Geralmente diagnosticada em adolescentes e adultos jovens - mas que pode surgir em qualquer idade -, a doença apresenta lesões de aparência firme, rósea, delimitada e indolor.

De acordo com o cirurgião bucomaxilofacial do CEO de Nossa Senhora da Glória,  Helmut Hagenbeck Neto, a verruga venérea é transmitida, principalmente, por sexo oral. "Nos casos identificados, provavelmente, durante a prática, havia alguma lesão em boca, como cortes ou gengivite, e a parceira ou parceiro era hospedeiro do vírus. Comenta-se também da possibilidade do contagio  através do beijo, mas tem pouco estudo sobre a probabilidade de se passar o vírus dessa maneira. O tratamento pode ser realizado com o uso local de medicamentos específicos que promovam a cauterização química, ou  através da remoção cirúrgica das lesões, por meio da eletrocauterização ou crioterapia. Vale ressaltar que a  melhor forma de prevenção é o uso de preservativo", alerta.

Segundo Sthephany Barreto, dentista e coordenadora dos CEOs, estudos têm sugerido que a transmissão vertical de mães para bebês pode ocorrer durante o nascimento ou talvez no útero. Ela faz referência ao Livro de Patologia Oral e Maxilofacial de Neville, que afirma que o surgimento das lesões em crianças pode indicar violência sexual, sendo necessária a investigação.  O período de incubação do vírus é de um a três  meses, desde o contato sexual. Nas regiões anogenitais, os tipos HPV-16 ou HPV-18 estão associados a um maior risco de câncer/transformação maligna.

A dentista informa também informa que hoje já é possível prevenir, através da vacinação contra o HPV. "O Ministério da Saúde tem lançado a campanha nos postos de saúde para meninas de 9 a 14 anos de idade; e meninos de 11 a 14 anos". A proteção é considerada completa quando o indivíduo toma as duas doses. Em clínicas particulares é possível vacinar homens de 9 a 26 anos e mulheres de 9 a 45 anos, mas é sempre recomendável passar por consulta médica.

Outra forma de prevenção eficaz e já conhecida por todos é o uso da camisinha durante o ato sexual, seja ele oral ou não. "Quando aparece na boca, o paciente deve procurar o posto de saúde, cuja consulta com o cirurgião-dentista será primordial para diagnóstico e planejamento correto do tratamento. Dessa forma, o usuário será encaminhado para um Centro de Especialidades Odontológica para excisão da lesão e biópsia da mesma. Esse usuário também é orientado a fazer acompanhamento e tratamento sistêmico. Vale ressaltar que se a lesão aparece em boca é aconselhável que seja feita investigação na região anogenital e também o tratamento do parceiro(a)", explica Sthephany Barreto.

A vacina oferecida pelo SUS é quadrivalente e protege contra quatro tipos de vírus HPV mais comuns no Brasil. Ao receber a vacina, o corpo produz anticorpos necessários para combater o vírus e assim, caso a pessoa seja infectada, não desenvolve a doença. Apesar de ainda não está  disponível para ser aplicada, a Anvisa já aprovou uma nova vacina contra o HPV, que protege contra nove tipos de vírus.


Notícias Indicadas

'Abba Experience In Concert' chega a Aracaju com novo show no Teatro Tobias Barreto

CONVITE: Lançamento do livro "Command Center, IA e outros Avanços Tecnológicos na Radiologia Médica"

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação