Belivaldo diz não à redução do ICMS e deputado lamenta: "Governo insensível"
No início desta semana, o Deputado Estadual, Rodrigo Valadares protocolou um Projeto de Lei que trata da redução do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), sobre os combustíveis. Atualmente, o Imposto está entre os mais caros do país e a proposta do parlamentar é que, de 29%, reduza para 15%.

Deputado estadual Rodrigo Valadares (Foto: Assessoria Rodrigo Valadares)
“O combustível no estado é dos mais caros e muito diz respeito à alta incidência desse atributo. Hoje, o ICMS em Sergipe chega a 29% e, diferente dos impostos federais e de outros custos que são calculados sobre o preço base do combustível, ou seja, do preço que sai da refinaria, o ICMS é calculado no preço final da bomba”, detalhou o parlamentar.
O Governador do Estado, Belivaldo Chagas, já descartou a possibilidade de redução. Para o Deputado, este é o resultado de um governo insensível e incompetente. “Mais uma vez vemos um Governo insensível, que deseja colocar a conta da sua incompetência nas costas do trabalhador Sergipano. Não podemos mais aceitar que a corda sempre arrebente para o lado mais fraco”, lamentou.
“Não é justo que as pessoas carreguem nas costas esse auto encargo que a gente vem sofrendo. Lembrando que o imposto sobre o combustível incide também em toda a cadeia produtiva, de serviços a indústrias de Sergipe, que são encarecidas por esse combustível, puxando a inflação para cima. Quando você vai comprar o kg de feijão, ele é mais caro porque o combustível é mais caro para transportar ele”, explicou.
O parlamentar declarou ainda que, unido aos sergipanos, fará “pressão para que o Governador sinalize positivamente para redução do ICMS para combustíveis”.