Aracaju (SE), 04 de dezembro de 2020
POR: Site Laércio Oliveira
Fonte: Site Laércio Oliveira
Em: 29/10/2020 às 00h00
Pub.: 30 de outubro de 2020

Laércio Oliveira fala em Webinar sobre um "Novo gás para a Economia Sergipana"


Laércio Oliveira fala em Webinar sobre um "Novo gás para a Economia Sergipana" (Imagem: Site Laércio Oliveira)

Laércio Oliveira fala em Webinar sobre um "Novo gás para a Economia Sergipana" (Imagem: Site Laércio Oliveira)

“Um novo gás para a Economia Sergipana” foi o tema do Webinar realizado pela Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) nesta quinta, 29, com a participação do relator da Lei do Gás no Câmara, o deputado Laércio Oliveira, que falou sobre os bastidores da aprovação na casa Legislativa. “O deputado Paulo Ganime foi o autor do requerimento de urgência que levou o projeto direto para votação no Plenário. Assim aceleramos a sua tramitação. O requerimento recebeu uma votação muito expressiva e eu fui designado relator no plenário”, lembrou o deputado Laércio.


Laércio afirmou que sua missão era manter o texto original que foi construído durante 9 meses na Comissão de Minas e Energia e representava o necessário e o suficiente. “No último dia foram apresentados diversos destaques que descaracterizavam todo o projeto. Foi um trabalho muito difícil porque muita gente plantava Fake News sobre o projeto. Mas nós tivemos todo o apoio técnico dos Ministérios da Economia, Minas e Energia e da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Também nos reunimos algumas vezes com os ministros Paulo Guedes e Bento Albuquerque”, disse o deputado, lembrando que o resultado da votação foi um sucesso, mas que agora aguardam a votação no Senado.


Sergipe tem sido destaque no que se refere ao desenvolvimento do novo mercado de gás natural no país, atraindo atenção de empresários, executivos e gerando mobilização de políticos do estado em vista do setor. Intitulado pelo ex-secretário de petróleo e gás natural do Ministério de Minas e Energia, Márcio Félix, como “A nova estrela do gás no Brasil”, Sergipe tem do que se orgulhar, pois poderá ser alvo de interesse em projetos relevantes ligados à cadeia de valor do gás natural.


Para o economista-chefe da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES), Rodrigo Rocha,  “o estado tem a possibilidade de retomar a sua economia pós-pandemia já com um fato de extrema importância para fortalecer a atração de investimentos significativos, que terão grande impacto na melhoria social e econômica de Sergipe”.


Isso representa não apenas a atração de novas indústrias, mas impacta diretamente na geração de empregos e ampliação da capacidade de crescimento estadual, que inclusive poderá superar o cenário que antecede a pandemia.


Estudo sobre o Gás Natural 
No Webinar também foi lançado um estudo que traz um panorama com informações relevantes e abrangentes sobre o mercado do gás no estado e as oportunidades que esse segmento representa. O documento está disponível em www.fies.org.br. Participaram ainda do Webinar o gerente executivo de Relacionamento Externo da Petrobrás, Fernando Borges; o diretor substituto de gás natural do Ministério de Minas e Energia, Aldo Barroso; o especialista em políticas e Indústria da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Marcelo Pimentel, que foi o moderador do Webinário; e o superintendente executivo da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec-SE), Marcelo Menezes.

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação