Aracaju (SE), 24 de outubro de 2020
POR: Assessoria Parlamentar Maria Mendonça
Fonte: Assessoria Parlamentar Maria Mendonça
Em: 24/09/2020 às 13h01
Pub.: 24 de setembro de 2020

Parque dos Falcões de Itabaiana é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial de Sergipe


De autoria da deputada estadual Maria Mendonça (PSDB), foi aprovado, nesta quinta-feira, o Projeto de Lei 119/2019 que reconhece o Parque dos Falcões, sediado no Município de Itabaiana, como Patrimônio Cultural Imaterial de Sergipe.


Deputada estadual Maria Mendonça (Foto: Assessoria Parlamentar Maria Mendonça)

Deputada estadual Maria Mendonça (Foto: Assessoria Parlamentar Maria Mendonça)


“Garantir esse título ao Parque dos Falcões é contribuir com a preservação da tradição, história, educação e turismo da comunidade sergipana”, disse a deputada.  O local fica a 45 quilômetros de Aracaju, localizado na Serra de Itabaiana. “Ele foi construído e se mantém graças ao trabalho árduo e o esforço de dois sensíveis e abnegados homens: José Percílio e Alexandre Correia”, lembrou.


O título, no entender da deputada, cria uma nova perspectiva no sentido do zelo e atenção por parte do poder público e de toda a sociedade. O Parque dos Falcões, ressaltou Maria Mendonça, é visitado por estudantes, turistas, pesquisadores de todas as partes do mundo. Além de ser um dos poucos espaços brasileiros com autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para criações de falcões em cativeiro.


“É indiscutível a relevância do título, assim como a importância do Parque dos Falcões para Sergipe e para o Brasil. É, sem dúvida, uma referência para o país e um orgulho muito grande para o nosso Estado, especialmente, para nós Itabaianenses”, concluiu Maria.


Unesco
É considerado Patrimônio Cultural Imaterial, segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), "práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas - junto com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados - que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural”.

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação