Aracaju (SE), 08 de agosto de 2020
POR: Neto Menezes
Fonte: Assessoria Anderson de Tuca
Em: 07/07/2020 às 12h04
Pub.: 08 de julho de 2020

Anderson de Tuca: Precisamos investir mais em pesquisas científicas em nosso estado


Com a proximidade do Dia Nacional da Ciência bem como, o Dia Nacional do Pesquisador, ambos comemorados no próximo dia 8, o vereador Anderson de Tuca (PDT) coloca em pauta a importância do momento para refletir sobre o estímulo à pesquisa científica nas universidades – tanto em Sergipe quanto em todo território nacional.


Anderson de Tuca: Precisamos investir mais em pesquisas científicas em nosso estado (Foto: Assessoria Anderson de Tuca)

Anderson de Tuca: Precisamos investir mais em pesquisas científicas em nosso estado (Foto: Assessoria Anderson de Tuca)


As produções oriundas de cientistas e pesquisadores beneficiam a sociedade como um todo, por meio da disseminação de conhecimento científico na educação e principalmente, no setor da saúde – colaborando com a investigação de métodos de cura para enfermidades, na elaboração de vacinas ou remédios mais eficazes para o tratamento de doenças.


Infelizmente, o setor da pesquisa é um dos mais afetados por cortes financeiros nos últimos anos. Desde 2015, o país sofreu uma redução estimada em R$ 38 bilhões nesta área, segundo o Observatório do Conhecimento (OC), grupo composto por associações de docentes das universidades brasileiras. O valor soma as perdas acumuladas até os dias atuais, corrigido pela inflação. Uma situação desanimadora para o aluno que quer seguir carreira neste seguimento, como aponta o vereador.


“Estamos decaindo consideravelmente em termos de produção científica. O jovem de hoje que tem entusiasmo pela área sente-se desestimulado a continuar com seus planos de atuação na área da pesquisa. É preciso que os Poderes Municipais, Estaduais e Federais reconsiderem o rombo bilionário de gastos destes últimos anos ao incentivo da ciência. Estão tirando a possibilidade de revelarmos grandes talentos, além de ficarmos atrás na produção de conhecimento que é importante para várias áreas, como a educação e a saúde. É preciso investir mais em pesquisas científicas em nosso estado, para que desta forma, sejamos referência”, endossa o parlamentar.

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação