Aracaju (SE), 16 de janeiro de 2026
POR: Neto Menezes
Fonte: Assessoria Anderson de Tuca
Em: 19/05/2020 às 14:31
Pub.: 19 de maio de 2020

Anderson de Tuca alerta autoridades para aumento dos casos de leptospirose em Sergipe

Anderson de Tuca alerta autoridades para aumento dos casos de leptospirose em Sergipe (Foto: CMA)

Anderson de Tuca alerta autoridades para aumento dos casos de leptospirose em Sergipe (Foto: CMA)

Dados do departamento de meteorologia da Superintendência Especial dos Recursos Hídricos e Meio Ambiente (SERHMA) apontam um aumento significativo das chuvas em todos os territórios sergipanos, durante pelo menos, os próximos quinze dias. Com o final do mês de maio e a chegada de junho, com a baixa das temperaturas e o aumento das frentes frias, o volume de chuva pode se estabelecer para além do previsto.

O vereador Anderson de Tuca (PDT) adverte à gestão municipal e estadual para a proliferação de doenças ocasionadas pela contaminação da água por esgotos - devido ao alto volume de chuvas e enchentes, principalmente em perímetro urbano. Uma dessas doenças que o parlamentar ressalta é a leptospirose, transmitida pela urina de ratos e que, quando contraída pelo indivíduo, pode leva-lo rapidamente à morte.

“O prefeito de Aracaju e o governador do Estado devem estar atentos para firmar uma frente de ação no combate das doenças transmitidas para a população durante o período de chuvas. Os indivíduos sofrem muitos transtornos com o alagamento de ruas e avenidas. Esta água, que pode estar contaminada por esgotos não tradados, pode carregar também a Leptospirose, uma doença muito grave e que mata rápido se não houver um diagnóstico precoce. O período junino é propício ao contágio devido à incidência das chuvas, portanto, merece uma maior atenção das autoridades no combate dessa doença”, ressalta o parlamentar.

Segundo informações do Ministério da Saúde, a leptospirose é uma doença infecciosa oriunda do contato do indivíduo com a água contaminada pela bactéria Leptospira, transmitida geralmente pela urina de ratos. Através de lesões presentes na pele ou pelas mucosas, a bactéria adentra ao organismo e entre 7 a 14 dias, após exposição ao risco, proporciona manifestação clínica ao corpo.

A leptospirose está principalmente atrelada às condições precárias de infraestrutura sanitária e à infestação de roedores infectados, com o agravante das enchentes e alagamentos que podem até proporcionar surtos da doença, quando não há um controle epidemiológico e um trabalho de prevenção por parte das autoridades locais. O risco de letalidade é de 40% nos casos mais graves, quando o indivíduo evolui rapidamente para os quadros mais críticos desta enfermidade.


Notícias Indicadas

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Stand-up "A Ignorância é uma Dádiva”, de Renato Albani, abre sessão extra em Aracaju

Prefeitura de Aracaju alerta pais e responsáveis sobre cuidados na escolha do transporte escolar

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Ana Carolina apresenta turnê "25 Anas” em abril, no Salles Multieventos

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Fábricas de fertilizantes em Sergipe e Bahia voltam a operar em meio a riscos no suprimento internacional

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Governo divulga o calendário de feriados e pontos facultativos de Sergipe em 2026

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Regras para ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos começam a valer nesta quinta; saiba mais

Hapvida vai abrir novo hospital com 130 leitos, urgência, emergência e exames de alta complexidade

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação