26 de março de 2020
POR: Lucivânia Pereira
Fonte: Assessoria Dr. Manuel Marcos
Em: 26/03/2020 às 16h48

Covid-19: Dr. Manuel Marcos defende readequação das UPA´s


Diante da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) que assola o país e o mundo, sobretudo Sergipe, o vereador Dr. Manuel Manuel Marcos (PSDB) defende que os órgãos de saúde pública transformem as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). "É um preparo que levou a Alemanha ter o índice de morte bem menor do que a Itália e Espanha porque já estava com todas as suas unidades transformadas em leitos de UTI", argumenta.


Covid-19: Dr. Manuel Marcos defende readequação das UPA´s (Foto de arquivo: César de Oliveira/ CMA)

Covid-19: Dr. Manuel Marcos defende readequação das UPA´s (Foto de arquivo: César de Oliveira/ CMA)


Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), demonstram que os país Germânico tem uma das maiores taxas de leitos hospitalares por habitante do mundo, contando com 8 vagas para cada 1.000 habitantes. "O Brasil, como um todo, tem um déficit considerável neste quesito. Também sabemos que o agente viral causa uma angústia respiratória intensa, então o indivíduo precisará de leito de UTI. Portanto, o cenário atual pede que deixemos nosso sistema de saúde bem instrumentalizado para minimizar a taxa de mortalidade", explica o parlamentar. 


Já no Brasil, os números são preocupantes. Segundo o Ministério da Saúde, o país tem uma média de 2,62 leitos a cada 10 mil habitantes. "Enquanto não há tratamento comprovado contra a doença, o protocolo é internar pacientes em estado grave e ajudá-los, se necessário, utilizando um respirador. Quanto mais cedo isso for feito, maiores as chances de sobrevivência. Daí a importância de estarmos bem equipados e termos leitos hospitalares disponíveis", reforça Dr. Manuel Marcos. 

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação