Aracaju (SE), 19 de janeiro de 2026
POR: Assessoria Kitty Lima
Fonte: Assessoria Kitty Lima
Em: 11/11/2019 às 20:25
Pub.: 12 de novembro de 2019

Kitty Lima vai ao TCE pedir auditoria na maternidade de Capela

Em mais um desdobramento da luta contra o fechamento da Maternidade Dra. Leonor Barreto Franco, em Capela, a deputada estadual Kitty Lima (Cidadania) esteve reunida com o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), Carlos Pinna, e com o presidente da corte, Ulices Andrade, na manhã desta segunda-feira, 11, para pedir a realização de uma auditoria na unidade de saúde, ameaçada de fechamento pelo Governo do Estado.

Acompanhada da comissão composta por representantes da gestão municipal de Capela, de funcionários da maternidade e vereadores das cidades de Capela e Nossa Senhora das Dores, Kitty expôs a problemática aos membros do TCE envolvendo o possível fechamento da unidade de saúde que atende gestantes e recém-nascidos do Vale do Cotinguiba e região, e os prejuízos que a medida poderá trazer à população.

“A gente precisa antes de tudo somar forças e é justamente isso que estamos fazendo aqui, não só com os capelenses, mas também com outros nove municípios que estão nessa mesma luta contra o fechamento da maternidade. Meu papel aqui é ajudá-los no diálogo com todos os personagens que possam de alguma forma nos auxiliar e ajudar a barrar um eventual fechamento da maternidade de Capela como quer o Governo do Estado. Já sabemos que agora a decisão só depende do governador Belivaldo Chagas, e por isso estamos fazendo a nossa parte e pedindo para que o TCE realize uma auditoria na maternidade para ver essa questão dos contratos para que tudo seja esclarecido”, disse Kitty.

De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a maternidade de Capela possui elevados gastos mensais com a manutenção da unidade se comparada a baixa quantidade de procedimentos que são realizados, fato que justificaria o fechamento definitivo do local.

“Queremos acabar de uma vez por todas com essa história de que em Capela se realiza o parto mais caro do estado, como colocada pelo Governo do Estado, porque pela forma como eles conduzem essa conta não bate. Queremos assegurar que as sergipanas tenham o direito de ter a maternidade como opção para ter seus filhos de forma segura porque sabemos que muitas vidas foram salvas ali e queremos que essa realidade continue assim”, pontuou a parlamentar.

Ao fim da reunião, Kitty garantiu que a comissão saiu mais fortalecida com o apoio da corte de contas, mas certos que a luta ainda não acabou.

“O fechamento da maternidade de Capela está suspenso momentaneamente, e a gente não quer viver nessa incerteza para sempre. Queremos que ela continue em pleno funcionamento e dando toda a assistência necessária às gestantes e recém-nascidos daquela região”, afirmou Kitty.


Notícias Indicadas

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Stand-up "A Ignorância é uma Dádiva”, de Renato Albani, abre sessão extra em Aracaju

Prefeitura de Aracaju alerta pais e responsáveis sobre cuidados na escolha do transporte escolar

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Ana Carolina apresenta turnê "25 Anas” em abril, no Salles Multieventos

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Fábricas de fertilizantes em Sergipe e Bahia voltam a operar em meio a riscos no suprimento internacional

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Governo divulga o calendário de feriados e pontos facultativos de Sergipe em 2026

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Regras para ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos começam a valer nesta quinta; saiba mais

Hapvida vai abrir novo hospital com 130 leitos, urgência, emergência e exames de alta complexidade

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação