FLUTUANTE TOPO 750 x 500
Aracaju (SE), 30 de janeiro de 2026
POR: Luiz Filipe Macêdo
Fonte: Luiz Filipe Macêdo
Em: 17/06/2020
Pub.: 17 de junho de 2020

O que faz um Assessor de Investimentos e como ele pode te ajudar :: Por Luiz Filipe Macêdo

Luiz Filipe F. M. Macêdo,
Assessor de Investimentos (Foto: Arquivo Pessoal)

Luiz Filipe F. M. Macêdo, Assessor de Investimentos (Foto: Arquivo Pessoal)

Por Luiz Filipe Macêdo 

O Agente Autônomo de Investimentos (AAI), também conhecido como Assessor de Investimentos, é o profissional que irá auxiliar o investidor a investir melhor os seus recursos financeiros.

Para se tornar um AAI é necessário obter certificação junto à Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias (Ancord) e posteriormente se credenciar a essa instituição. O profissional deve também se registrar junto à Comissão de Valores Mobiliários, órgão que regulamenta e fiscaliza a profissão (Instrução CVM 497). Após esse processo, o assessor deverá então se vincular a uma instituição financeira e assim iniciar o exercício da profissão.

Para facilitar a compreensão, seguem as perguntas mais frequentes sobre essa profissão:

Como atua o AAI?
O profissional atua na prospecção de clientes. Feito o primeiro contato, que pode ser através de telefone, redes sociais, e-mail, é marcada uma reunião onde o objetivo é o cliente relatar as suas principais experiências, necessidades e objetivos relacionados aos investimentos que já possui ou que pretende realizar.

Com essas informações, é elaborado um portfólio de aplicações individualizado para o cliente, o qual terá acompanhamento do profissional. Ao longo do tempo, são feitas alterações baseadas nas mudanças econômicas e necessidades do cliente.

Todas as sugestões de aplicações e alterações são previamente apresentadas ao cliente, via aplicativo, e-mail ou contato telefônico, para que o mesmo possa tomar a decisão final. O assessor de investimentos não pode aplicar por conta própria nenhum recurso do cliente.

Qual o custo para contar com os serviços desse profissional?
O custo para o cliente é zero. O assessor só pode ser remunerado pela instituição à qual está vinculado, inclusive é crime receber ou cobrar qualquer valor do cliente.

Explicando melhor: para que produtos financeiros sejam ofertados por um banco ou corretora, o ofertante desses produtos paga um valor a estas instituições. O assessor receberá uma pequena parte dessa remuneração sempre que o seu cliente fizer uma aplicação nesses produtos. Ou seja, para o cliente, não há nenhum custo adicional ao investir com o auxílio de um AAI, contando com o benefício de ter um profissional habilitado e com vasto conhecimento no ramo de investimentos para lhe auxiliar conforme o seu perfil de investidor.

De maneira geral, quanto maior a rentabilidade dos investimentos do cliente, melhor para o assessor. É uma relação de “ganha-ganha”.

Qual a diferença entre um assessor de investimentos e um gerente de banco?
A assessoria de investimentos é uma profissão relativamente nova no Brasil. Hoje, a grande maioria dos profissionais atua em corretoras e distribuidoras de investimentos independentes, onde podem ser ofertados todos os tipos de investimentos e não apenas os atrelados a bancos.

Já o gerente bancário atua em diversas áreas, como por exemplo: prospecção de clientes, abertura de contas, operação de créditos, consórcios e investimentos. Ou seja, é uma profissão que não foca apenas em investimentos, diferente do AAI que é um profissional especializado nessa área.

O principal objetivo do AAI é aumentar a rentabilidade das aplicações financeiras dos seus clientes. Ele vai ter uma limitação de número de clientes bem menor que o gerente bancário para que possa exercer seu trabalho de forma mais individualizada e próxima do cliente.

Quanto necessito investir para ter acesso a uma assessoria especializada?
Isso vai depender da instituição financeira em que o investidor abrirá conta, do assessor que irá lhe auxiliar e dos tipos de investimento que o cliente deseja realizar. Existem tipos de atendimento baseados nos valores investidos. 

Diante das incertezas atreladas ao mundo da economia, não só no Brasil, mas no mundo, é fundamental que mudemos nossos hábitos financeiros, economizando e investindo cada vez mais. Os investimentos financeiros sem sombra de dúvidas abrem portas para que as pessoas alcancem os seus objetivos e realizem os seus sonhos. 

Os profissionais assessores de investimentos estão disponíveis para auxiliá-los da melhor maneira possível.

Confira todos os artigos AQUI

Luiz Filipe F. M. Macêdo
Assessor de Investimentos
Contato: https://linktr.ee/lfmacedoaai


Notícias Indicadas

'Abba Experience In Concert' chega a Aracaju com novo show no Teatro Tobias Barreto

CONVITE: Lançamento do livro "Command Center, IA e outros Avanços Tecnológicos na Radiologia Médica"

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação