Aracaju (SE), 24 de novembro de 2020
POR: UFS
Fonte: UFS
Em: 20/10/2020 às 17h15
Atualizada: 20/10/2020 às 17h15
Pub.: 21 de outubro de 2020

Dez cursos da UFS têm nota máxima no Enade 2019


Das 32 graduações avaliadas, apenas quatro ficaram abaixo da nota 4.


Dez cursos da UFS têm nota máxima no Enade 2019 (Arte: Rafael Jesus/ Ascom UFS)

Dez cursos da UFS têm nota máxima no Enade 2019 (Arte: Rafael Jesus/ Ascom UFS)


A Universidade Federal de Sergipe conquistou nota máxima em dez cursos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2019. O conceito 5 foi registrado nos campi de: São Cristóvão, com os cursos de Educação Física com habilitação em Ciência da Atividade Física e do Esporte, Engenharia Agronômica, Engenharia Civil, Engenharia Eletrônica e Nutrição; Lagarto, com Enfermagem e Fisioterapia; e Aracaju, nos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Fonoaudiologia.


Segundo Dilton Maynard, pró-reitor de Graduação da UFS, o resultado é bastante positivo para a instituição. “Dos 32 cursos avaliados, apenas quatro ficaram abaixo da nota 4 e uma quantidade significativa obteve o conceito máximo. Um bom exemplo desse resultado é o curso de Fonoaudiologia (campus de Aracaju), que saiu da nota 2 para 5, o que mostra um grande avanço e envolvimento dos professores e alunos para que esse quadro fosse mudado”, diz.


Dos cursos com desempenho máximo, seis são da área da saúde. Para Adriano Antunes, diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), esse resultado é fruto do empenho e compromisso de todos os chefes de departamentos, professores, técnicos e alunos. “É uma alegria enorme para nós receber a notícia que dos 8 cursos do CCBS avaliados no Enade, 5 receberam a nota máxima e 3 receberam nota 4, estando todos próximos da excelência. N?o tivemos nenhum curso que diminuiu seu conceito, pelo contrário, todos avançaram muito e nos colocaram numa posição de destaque”, relata.


As graduações de Arquitetura e Urbanismo, engenharias Agronômica, Ambiental e Sanitária, de Alimentos, de Computação, de Produção, Elétrica com habilitação em Eletrotécnica, Mecânica e Química, Medicina Veterinária, Farmácia, Medicina e Odontologia também se destacaram na avaliação do Ministério da Educação (MEC). Todas conseguiram nota 4, considerada ‘muito boa’ na escala que vai de 1 a 5.


A técnica em assuntos educacionais da Divisão de Métodos e Técnicas de Ensino (Dimet), Marluce de Souza, conta que esse resultado demonstra a excelência da qualidade do ensino que é proporcionado pela UFS, que, este ano, foi considerada como uma das melhores do país. “Do total de cursos avaliados em 2019, 87,5% obtiveram conceito 4 e 5, considerados indicadores excelentes. Isso mostra o empenho e o compromisso cada vez mais crescentes da instituição, através das ações da Prograd, dos professores e dos estudantes envolvidos", conta.


Desempenho anterior
No Enade 2018, foram inscritos 1.945 alunos, sendo 788 ingressantes e 1.157 concluintes. Apenas os cursos Direito, Relações Internacionais e Administração (campus de São Cristóvão) conquistaram conceito 5, sete graduações a menos que o desempenho na edição de 2019.


O Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela Avaliação de cursos de graduação e pela Avaliação institucional. Juntos eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação