FLUTUANTE 1100 x 284
Aracaju (SE), 03 de novembro de 2025
POR: Assessoria de Imprensa Unit
Fonte: Assessoria de Imprensa Unit
Em: 02/09/2020 às 07:00
Pub.: 02 de setembro de 2020

Pesquisadora debate sobre tecnologias de impacto social

A doutora Juliana Cardoso, docente do curso de Farmácia e do Programa de Pós-graduação em Saúde e Ambiente da Universidade Tiradentes, participou do I Fórum de Impacto Social de Sergipe. O encontro virtual foi realizado no YouTube do Projeto Casa do Bem, iniciativa que tem como objetivo promover o crescimento e fortalecimento do ecossistema social no estado.

Doutora Juliana Cardoso, docente do curso de Farmácia e do Programa de Pós-graduação em Saúde e Ambiente da Unit (Foto: Assessoria de Imprensa Unit)

Doutora Juliana Cardoso, docente do curso de Farmácia e do Programa de Pós-graduação em Saúde e Ambiente da Unit (Foto: Assessoria de Imprensa Unit)

Com o tema central “Tecnologias de Impacto Social”, a professora abordou os projetos desenvolvidos envolvendo tecnologias sociais e o papel da instituição de ensino em inserir tecnologias na sociedade. O convite para participar da mesa-redonda veio da pesquisadora Alexis D’Alessandro que juntamente com a professora do INSPER Juliana Mitkiewicz e a CEO e fundadora da Precavida, Laís Fonseca, discutiram a temática.     

“Enquanto Alexis fazia sua pesquisa na Unit, apresentei para ela alguns fatores de tecnologia social em Aracaju, e surgiu a ideia de realizarmos um estudo que envolvesse e que pudéssemos entregar à sociedade um projeto bem bacana. Nesta oportunidade, conheceu o Projeto Casa do Bem e, a partir daí, criou laços. Ela entrou em contato comigo falando da programação do fórum on-line e me convidou para participar”, declara Juliana. 

Alexis esteve na Unit em 2018, vivenciando uma experiência acadêmica e retornou este ano à universidade para a realização de uma pesquisa voltada às comunidades do Nordeste brasileiro e ao desenvolvimento de um indicador de qualidade de água para detectar algum tipo de contaminação que faça mal à saúde. A mobilidade é resultado de uma parceria entre o MIT (Massachusetts Institute of Technology) e a Unit, por meio de uma bolsa da Fulbright. Durante a sua primeira temporada na cidade, a norte-americana ensinou inglês básico para as crianças do 5º ano do Centro de Educação e Saúde Ninota Garcia, da Unit, localizado no bairro Industrial.  

“Durante a mesa-redonda, falamos sobre ciência e tecnologia e como tudo isso deve chegar à sociedade. Além disso, abordei alguns projetos sociais voltados à apicultura, biodiversidade e sobre as máscaras biodegradáveis“, acrescenta. 

Sobre o projeto Casa do Bem
O Projeto Casa do Bem visa conectar os projetos e as organizações sociais em uma rede de impacto social, promover eventos e capacitações focadas nas necessidades do ecossistema e empreendedores sociais. 


Notícias Indicadas

Galeria Casacor recebe "Ces arts, c’est la vie”

Fábio Jr. celebra trajetória em show emocionante no Salles Multieventos

"Romance em duas línguas" :: Com Célia Gil

Aracaju Beauty Hair 2025 traz novidades e promete atrair mais de 10 mil visitantes

Villela Produções traz a Aracaju Fábio Rabin e o espetáculo "Ladeira Abaixo”

Cacto Experience aposta em aulas lúdicas para incentivar crianças a trocarem telas por atividades físicas

Curta-Se 24: Alice Caymmi, Zé Ibarra, Pedro Lua e Polayne estão entre as atrações musicais do festival

Festival Kids traz espetáculo "Bobbie Goods & Labubu” para animar a criançada em Aracaju

Feirinha da Gambiarra realizará edição especial com o tema ‘Batida Sergipana’ na Orla da Atalaia

Halloween do Chá promete noite temática com música e concurso de fantasias em Aracaju

Festival Inshallah 2025 apresenta: "Noites em Inshallah” – Um espetáculo de dança do ventre que encanta corações

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação