Aracaju (SE), 06 de agosto de 2020
POR: Lagarto Como Eu Vejo
Fonte: Lagarto Como Eu Vejo
Em: 15/07/2020 às 16h59
Pub.: 16 de julho de 2020

Estudante do IFS Campus Lagarto desenvolve ferramenta que ajuda no combate à pandemia da Covid-19


Pesquisador no Laboratório de Inovação e Criatividade (LABIC), Leonardo Santana (Foto: Via Lagarto Como Eu Vejo)

Pesquisador no Laboratório de Inovação e Criatividade (LABIC), Leonardo Santana (Foto: Via Lagarto Como Eu Vejo)

Aluno do curso de Engenharia Elétrica e pesquisador no Laboratório de Inovação e Criatividade (LABIC), Leonardo Santana criou um sistema de mapeamento dos casos da Covid-19 na cidade de Lagarto. Para isso, ele implementou um algoritmo de mapas de calor, que é uma técnica de visualização de dados que mostra a magnitude de um fenômeno em suas dimensões.


Na prática, ao ser executado, o script mostra o mapa de Lagarto com círculos azulados que indicam as regiões de incidência da Covid-19. Cada círculo tem o diâmetro em função do número de casos na localidade, ou seja, quanto maior o círculo, maior a quantidade de casos na região.


“Sempre acompanhei esse problema global com seriedade e, com isso, ficava cogitando em como poder contribuir no combate à Covid. Assim por meios de pesquisas utilizei artifícios da linguagem de programação (Python) e um pouco de matemática para desenvolver essa ideia", disse.


"Assim surgiu a criatividade de elaborar ferramenta que faz o mapeamento de contaminação, com base nos boletins atualizados fornecidos pela Prefeitura Municipal de Lagarto, e, assim, mostrar no mapa da cidade as regiões com contaminação”, contou Leonardo em conversa com o Lagarto Como Eu Vejo.


O mapa pode ser acessado através do seguinte link: bit.ly/mapa-covid-lagarto-SE.

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação