Aracaju (SE), 29 de setembro de 2020
POR: Marcela Matos
Fonte: Assessoria de Imprensa Unit
Em: 23/06/2020 às 07h46
Pub.: 23 de junho de 2020

Unit abre inscrições para o vestibular de Medicina em Estância

Unit abre inscrições para o vestibular de Medicina em Estância (Imagem: Divulgação/ Assessoria de Imprensa Unit)

Unit abre inscrições para o vestibular de Medicina em Estância (Imagem: Divulgação/ Assessoria de Imprensa Unit)

Um grande marco para a cidade de Estância, município sergipano localizado no centro-sul do Estado. Nesta segunda-feira, 22, o Ministério da Educação  publicou no DOU a Portaria nº 173, de 12 de junho de 2020 que autoriza, ainda este ano, o início das atividades acadêmicas para o curso de Medicina do Campus Estância da Universidade Tiradentes.

A oferta do novo curso gerará ainda mais desenvolvimento econômico e social para a população, impactando positivamente na assistência à saúde local. “Em meio a um momento tão desafiador como este de pandemia que vivenciamos, este é mais um compromisso firmado pelo Grupo Tiradentes e reflete o vanguardismo de uma instituição de ensino e o comprometimento com a Educação com ética, cooperação, inovação, responsabilidade social e valorização do ser humano”, declara o vice-presidente acadêmico do Grupo Tiradentes, professor Temisson José dos Santos.

De acordo com a Portaria e com compromissos assumidos no edital 01/2018 do Programa Mais Médicos, serão ofertadas um total de 50 (cinquenta) vagas para o processo seletivo do 2020.2. Destas, 05 (cinco) serão destinadas aos munícipes de Estância, oriundos de escola pública, que concorrerão à concessão de bolsas integrais, conforme disposições previstas em editais específicos. 

“A implantação do curso de Medicina na cidade de Estância será um divisor de águas em diversos aspectos, com uma perspectiva de ganho muito grande para a cidade”, salienta Gilson Andrade, prefeito do município de Estância.

“Será uma cadeia de desenvolvimento do ponto de vista econômico, principalmente com geração de emprego e renda. Também, tenho certeza absoluta, que na assistência à saúde, nós iremos expandir bastante não apenas no município como também de toda região e, por fim, do ponto de vista social com a destinação de 10% das vagas para os alunos residentes em Estância da Rede Pública”, acrescenta o gestor municipal.

Além do novo curso, há ainda a possibilidade de ampliação e qualificação do atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) da região. “Nesta grande parceria público-privada, deveremos capacitar os profissionais que já atuam no SUS. O corpo docente da Universidade Tiradentes estará na linha de frente, formando novos profissionais e, junto com os alunos e os funcionários públicos (assistentes, enfermeiros e médicos), contribuindo com o sistema de saúde para a comunidade ser assistida da melhor forma”, enfatiza.

A implantação de programas de residências médicas é parte do plano de ação vinculado ao curso e também contribuirão com o desenvolvimento do município sergipano devido à forte inserção de médicos no sistema público de saúde local. “Desde o início do curso teremos o compromisso de levar para a cidade, profissionais médicos residentes, que serão recebidos em Estância para prestar serviço nos hospitais que suportarão os programas de residências.  Essa ação minimizará a carência de qualidade e fará toda diferença”, informa o vice-presidente acadêmico.

Porém, em função das restrições impostas por autoridades públicas, as aulas teóricas ocorrerão ao vivo, por meio do Google for Education, enquanto o cenário de pandemia do novo coronavírus perdurar, metodologia pautada na portaria MEC nº544 que disciplina e orienta as instituições de ensino superior do país a realizarem aulas virtualizadas até 31 de dezembro de 2020. Assim, a Unit segue preservando a vida de todos ao tempo que contribui com a realização do sonho da graduação de milhares de alunos. 

Processo seletivo
O período de inscrição para o processo seletivo do curso de Medicina do Campus Estância, inicia neste dia 22 e segue até 03/07. Para assegurar a saúde dos candidatos e funcionários frente à pandemia do novo coronavírus, as provas não poderão ser presenciais - até que os órgãos governamentais orientem a retomada das atividades e que dirigentes do Grupo Tiradentes compreendam que o processo terá total segurança para todos participantes.

Com isso, o processo seletivo classificatório para o curso será por meio das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos últimos cinco anos, além de critérios de inserção social para candidatos munícipes de Estância e egressos de escolas públicas.

Os editais do Processo Seletivo Tradicional Notas do Enem de Medicina – 2020.2 (45 vagas) e  do Processo Seletivo de Medicina 2020.2 – Programa de Bolsas de Estudos (05 vagas) já estão disponíveis no site: www.unit.br/regulamentos.

A implantação do curso de Medicina no campus Unit Estância tem compromissos compartilhados com a prefeitura da cidade. “O sucesso desse projeto conjunto também se dá graças ao apoio do prefeito Gilson Andrade que também não mediu esforços”, conclui o vice-presidente acadêmico do Grupo Tiradentes, professor Temisson José dos Santos.


Projeto pedagógico
A proposta do projeto pedagógico dos cursos de Medicina do Grupo Tiradentes é atualizada e inovadora, baseada no método PBL - Problem-Based Learning (Aprendizagem Baseada em Problemas). Assim, a relação ensino-aprendizagem tem o aluno como protagonista, correlacionando permanentemente os fundamentos teóricos com atividades práticas que são desenvolvidas desde a primeira etapa do curso em diversos equipamentos do sistema de saúde. 

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação