FLUTUANTE 1100 x 284
Aracaju (SE), 04 de novembro de 2025
POR: Assessoria de Imprensa Unit
Fonte: Assessoria de Imprensa Unit
Em: 24/05/2020 às 07:46
Pub.: 25 de maio de 2020

Mudança no Enem evidencia diferenças educacionais e tecnológicas

Acesso a material didático, a pesquisa, a plataformas digitais dificulta que os jovens tenham as mesmas condições de aprendizagem.

Caderno de questões do Enem (Foto: Assessoria de Imprensa Unit)

Caderno de questões do Enem (Foto: Assessoria de Imprensa Unit)

O Ministério da Educação (MEC) anunciou, na última quinta-feira (21) o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 em função dos impactos da pandemia do novo coronavírus. A mudança levanta debate tão preocupante quanto o risco de contaminação da Covid-19: as desigualdades educacionais e sociais dos alunos.

Cristiano Ferronato, coordenador do programa de pós-graduação em Educação da Unit (Foto: Assessoria de Imprensa Unit)

Cristiano Ferronato, coordenador do programa de pós-graduação em Educação da Unit (Foto: Assessoria de Imprensa Unit)

Com as aulas suspensas desde março, alunos e professores buscam alternativas para continuar o ano letivo. No entanto, o acesso a material didático, a pesquisa, a plataformas digitais dificulta que os jovens tenham as mesmas condições de aprendizagem e de preparação para a prova, como explica Cristiano Ferronato, coordenador do programa de pós-graduação em Educação da Unit.

“Temos que considerar que o ensino à distância não contempla todos os alunos, principalmente, aqueles em situação de vulnerabilidade social, o que torna a preparação para o exame desigual”, disse, destacando dados de acesso à internet no País.

“Uma em cada quatro pessoas no Brasil não tem acesso à internet, ou seja, cerca de 46 milhões de pessoas não têm acesso à rede. Por isso, não se pode dizer ‘estudem’. Na própria Universidade já vemos essa diferença e muitas instituições têm disponibilizado computadores para os alunos fazerem as atividades. Se considerarmos as zonas rurais, o número é ainda maior. O índice de pessoas sem acesso à internet chega a 53%”.

Pesquisa
Essas questões têm sido tema da primeira Maratona de Educação e Saúde realizada pela Unit e que acontece até próximo dia 25. O debate está presente, também, em pesquisas acadêmicas.

“O Impacto da pandemia no ensino já é tema de pesquisa desde que se instalou. Mais de um bilhão de estudantes ficaram fora da escola da escola. Temos pesquisas discutindo quais os riscos do fechamento da escola; como o fechamento da escola é importante para conter a disseminação da Covid-19. Inclusive, temos artigos publicados sobre isso em nossa revista de Educação”, informou.

Ferronato pontuou, ainda, que a condição de luto precisa ser considerada no processo de aprendizagem, já que muitos alunos tiveram familiares vitimados pelo coronavírus.

Mesma opinião compartilha a pedagoga e colaboradora da Pró-Reitoria de Graduação da Unit, Michelline Roberta Simões do Nascimento. Para ela, o atual momento exige uma reprogramação mental.

“É importante relatar que a prova do Enem requer muito do emocional do aluno. O atual contexto do isolamento trouxe incertezas e adiar a prova pode ajudar na retomada de equilíbrio emocional. Dessa forma, ter mais tempo para que esses jovens possam voltar às rotinas de estudo será importante, inclusive para a estabilidade emocional dos mesmos”.

Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a principal porta de entrada no ensino superior. A prova viabiliza o acesso às instituições de educação públicas e privadas (sendo critério para conquista de bolsas de estudo e financiamento estudantil do governo federal).

O resultado também é usado para o ingresso direto em universidades que utilizam a avaliação de forma integral ou como complemento aos seus vestibulares próprios para entrada em seus cursos de graduação.

No anúncio, o MEC informou que as provas deste ano serão adiadas de 30 a 60 dias em relação ao que estava previsto nos editais.


Notícias Indicadas

Galeria Casacor recebe "Ces arts, c’est la vie”

Fábio Jr. celebra trajetória em show emocionante no Salles Multieventos

"Romance em duas línguas" :: Com Célia Gil

Aracaju Beauty Hair 2025 traz novidades e promete atrair mais de 10 mil visitantes

Villela Produções traz a Aracaju Fábio Rabin e o espetáculo "Ladeira Abaixo”

Cacto Experience aposta em aulas lúdicas para incentivar crianças a trocarem telas por atividades físicas

Curta-Se 24: Alice Caymmi, Zé Ibarra, Pedro Lua e Polayne estão entre as atrações musicais do festival

Festival Kids traz espetáculo "Bobbie Goods & Labubu” para animar a criançada em Aracaju

Feirinha da Gambiarra realizará edição especial com o tema ‘Batida Sergipana’ na Orla da Atalaia

Halloween do Chá promete noite temática com música e concurso de fantasias em Aracaju

Festival Inshallah 2025 apresenta: "Noites em Inshallah” – Um espetáculo de dança do ventre que encanta corações

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação