FLUTUANTE 1100 x 284
Aracaju (SE), 02 de novembro de 2025
POR: Assessoria de Imprensa Unit
Fonte: Assessoria de Imprensa Unit
Em: 25/04/2020 às 08:00
Pub.: 27 de abril de 2020

Como ficará a área educacional após a pandemia do Covid-19?

Políticas Públicas da Educação, Jacques Fernandes (Foto: Assessoria de Imprensa Unit)

Políticas Públicas da Educação, Jacques Fernandes (Foto: Assessoria de Imprensa Unit)

Pesquisador na área de Políticas Públicas da Educação, Jacques Fernandes, acredita que a área sairá fortalecida pelas experiências vivenciadas. 

Inúmeros são os desafios impostos pela pandemia do novo coronavírus, o Covid-19. Para se adequar às mudanças, os setores inovam e se reinventam a cada dia. Por causa do distanciamento social adotado como forma de evitar a disseminação do vírus, na área educacional, por exemplo, a sala de aula presencial foi substituída pela sala virtual. As aulas passaram a ser ao vivo, como é o caso das unidades do Grupo Tiradentes. 

“A pandemia levou a educação a ser um dos setores com maior resposta e capacidade de modelagem e adequação do processo de ensino e aprendizagem”, declara o doutorando em Educação pela Universidade Tiradentes e pesquisador na área de Políticas Públicas da Educação, Jacques Fernandes. 

“Temos visto durante a quarentena como os docentes, em todo o Brasil, estão se reinventando e reposicionando suas ações didáticas, conhecendo cada um a realidade dos seus educandos e adequando a metodologia para este e sua disponibilidade social”, complementa.

O pesquisador acredita que a probabilidade para a área educacional é sair fortalecido por causa das experiências vivenciadas e, com profundas mudanças no fazer pedagógico, impactando diretamente nos processos de formação docente. 

“Observamos que após a pandemia será adotada uma nova postura social, que contemple nossa capacidade dialógica atrelada a capacidade de adaptação e modelagem de processos educativos. Também, teremos como efeito, a valorização em larga escala dos docentes mais propensos e abertos às adaptações para a construção de diálogos e didáticas on-line, a partir do contexto de nossos estudantes. Será um divisor de águas”, enfatiza o doutorando. 

Políticas Públicas de Infoinclusão no Brasil
Jacques Fernandes, doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação – PPED – da Unit, realiza, há dois anos, pesquisas sobre a Infoinclusão no Brasil e os desafios da inclusão Digital. Sob orientação da professora doutora Andréa Karla Ferreira do PPED/Unit, os estudos surgiram no Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologia e Contemporaneidade (GPETEC-UNIT-CNPq) a partir de provocações despertadas sobre o atual estado da conectividade e inclusão digital no Brasil.

“O principal fator motivador foi a percepção da existência de vários discursos e narrativas no meio educacional sobre Inclusão Digital e Infoinclusão, uma vez que há uma confusão com estes termos”, explica o pesquisador.   

“A pesquisa surge da necessidade de entender este trajeto brasileiro, na busca de assimilar o que aconteceu e como se desdobraram estas duas políticas e seus efeitos reais nos dias de hoje”, acrescenta. 

“Para realizar o estudo, voltamos nosso olhar para a região menos info incluída do Brasil, segundo pesquisas do Comitê Gestor da Internet do Governo Federal, que é o sertão de Alagoas. Nesta área ocorre um efeito comum no Brasil que é a má distribuição proporcional de disposição de banda de internet por habitante”, finaliza. 


Notícias Indicadas

Galeria Casacor recebe "Ces arts, c’est la vie”

Fábio Jr. celebra trajetória em show emocionante no Salles Multieventos

"Romance em duas línguas" :: Com Célia Gil

Aracaju Beauty Hair 2025 traz novidades e promete atrair mais de 10 mil visitantes

Villela Produções traz a Aracaju Fábio Rabin e o espetáculo "Ladeira Abaixo”

Cacto Experience aposta em aulas lúdicas para incentivar crianças a trocarem telas por atividades físicas

Curta-Se 24: Alice Caymmi, Zé Ibarra, Pedro Lua e Polayne estão entre as atrações musicais do festival

Festival Kids traz espetáculo "Bobbie Goods & Labubu” para animar a criançada em Aracaju

Feirinha da Gambiarra realizará edição especial com o tema ‘Batida Sergipana’ na Orla da Atalaia

Halloween do Chá promete noite temática com música e concurso de fantasias em Aracaju

Festival Inshallah 2025 apresenta: "Noites em Inshallah” – Um espetáculo de dança do ventre que encanta corações

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação