Aracaju (SE), 19 de setembro de 2025
POR: F5 News
Fonte: F5 News
Em: 15/05/2019 às 07:59
Pub.: 15 de maio de 2019

Sergipanos protestam contra corte de verba das universidades federais

Comunidade acadêmica teme suspensão das atividades no segundo semestre.

Um dos pontos de protesto na UFS (Foto: F5 News)

Um dos pontos de protesto na UFS (Foto: F5 News)

Protestos contra o bloqueio de 30% das verbas das universidades públicas, anunciado pelo Governo Federal, continuam em Sergipe. Nesta quarta-feira (15), professores, estudantes e trabalhadores das instituições participam de uma mobilização convocada pela União Nacional dos Estudantes (UNE), que deve se espalhar por várias cidades do país.

Na região metropolitana de Aracaju, a comunidade acadêmica está concentrada na frente do campus São Cristóvão da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e também no Instituto Federal de Sergipe (IFS), na zona oeste da capital sergipana. 

A suspensão da verba destinada ao custeio das instituições pode afetar os serviços e as atividades já a partir do segundo semestre deste ano, conforme os manifestantes. "A universidade é um centro de pesquisa e extensão. Um corte de 47% na verba de custeio da UFS pode fazer com que ela só funcione até setembro, além de gerar demissões", diz Wagner Vieira, coordenador geral do Sintufs.

No período da tarde, a partir das 14h na Praça General Valadão, os trabalhadores técnicos em educação se juntarão aos docentes da UFS, trabalhadores do IFS, estudantes, professores da rede pública estadual e municipais em umato público, juntamente com centrais sindicais e movimentos populares. 

Atendendo a uma convocação aprovada pelo plenário da Câmara dos Deputados, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, deve ir ao Congresso nesta quarta para dar explicações sobre os cortes nos orçamentos das universidades públicas e de instituições federais.


Mais de 10 mil empresas podem ser excluídas do Simples :: Por Marcio Rocha

Um dos maiores eventos do agronegócio em Sergipe, ExpoGlória acontece neste mês

Decreto permite desapropriação de terrenos para nova ponte Aracaju-Barra

Atividades da Fafen devem ser retomadas ainda em 2025 com apoio direto do Governo do Estado

Petrobras conclui licitação de operação e manutenção para retomada das FAFENs Bahia e Sergipe

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação