13 de março de 2015

Praia do Abaís - Estância - Sergipe


A Praia do Abaís, ou mais formalmente chamada Santa Cruz dos Abaís, se tornou referência em Sergipe como uma praia de veranistas em meados dos anos 80, com a chegada da rodovia que ligava a BR-101 à praia; naquela época, a região era formada por uma vila de pescadores; com a chegada do acesso facilitado, houve o grande "boom" imobiliário no local; veranistas principalmente de Aracaju e Estância, esta última, cidade a qual o povoado até hoje pertence politicamente.


O "Abaís", como popularmente se chama, está localizado no litoral sul do estado de Sergipe, detém uma praia de 20 km de extenção, de águas mornas, areias brancas e ondas médias; situa-se a não mais que 10 km da Praia do Saco a norte, e a uns 15 km da Praia da Caueira, ao sul.  Estas são as três praias que estão ao sul de Sergipe, tendo como referência a capital Aracaju; após a Praia do Saco e já na divisa com o estado da Bahia, atravessando-se o Rio Real de barco ou lancha, se chega à famosa Mangue Seco, aliás este é um passeio que aconselhamos nossos visitantes a fazer, pois a praia lá também é muito bonita, praia esta que inspirou o escritor Jorge Amado em sua obra "Tieta do Agreste", que virou novela e até filme da TV Globo. 


Tornando a descrever a Praia do Abaís, esta já há muito vem sendo a preferida por amantes de esportes ao ar livre, que se aproveitam do clima e condições favoráveis para a prática, tais como Surf e Kitesurf, assim como também para aquelas pessoas que buscam se afastar um pouco da correria da vida cotidiana das cidades, encontrando assim sossego, a brisa do mar, praia, sol (ou sombra e água fresca), luar, tranqüilidade, enfim, a vida em harmonia. 


No final dos anos 90, foi construída uma pequena orla e uma praça de eventos em frente à praia, onde são realizados shows populares em época de festas, tais como reveillòn e carnaval. Para se chegar à Praia do Abaís por carro, saindo-se de Aracaju, há dois caminhos possíveis: O primeiro e mais indicado (por ser mais curto e agradável) é passar pela ponte Joel Silveira no bairro Mosqueiro, zona de expansão de Aracaju, atravessando o Rio Vaza Barris até o lado da Caueira; uma vez tendo atravessado, percorre-se 30 km e sem nenhuma dificuldade se chegará ao Abaís. O segundo caminho para se chegar lá, saindo de Aracaju, é via BR-101 Sul; logo após o complexo industrial da cidade de Itaporanga D´ajuda, há uma entrada de acesso às três praias do litoral sul de Sergipe, dentre elas a Praia do Abaís. Daí é só seguir reto, não tem erro. Há alguns meses foram colocadas balsas na travessia de um rio, já perto da divisa estadual, que encurtou o caminho para quem vem da Bahia; logo ali está a Linha Verde. Para quem vem de lá, após entrar em Sergipe, atravessando de balsa, logo haverá placas indicando a localização da Praia do Abaís. 


Não poderia aqui, deixar de mencionar, sobre a grandeza natural e preservada desta região. Apesar da construção de várias edificações ao longo dos anos, pelos arredores do povoado chegando até a praia, a natureza é super exuberante em cada ângulo. Seja admirando-se o espetacular nascer do sol bem cedinho, ao som dos pássaros e ao clima da brisa marítima, seja ao apreciar e curtir as várias dunas de areia branca que se encontram por toda parte, seja no mar, seja no riacho ou na famosa "lagoa azul"... Tudo é uma festa da natureza demonstrando a sua beleza, não esquecendo nunca do incrível luar a beira do mar! Inesquecível! Passar momentos aqui, sem dúvida, vai ser maravilhoso! 

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Fale Conosco