26 de Outubro de 2016
POR: IFS
Fonte: IFS

Simpósio regional de turismo será aberto nessa quinta-feira, 27, em Aracaju


Especialistas de todo o país estarão reunidos durante dois dias no Real Classic Hotel.


Simpósio regional de turismo será aberto nessa quinta-feira, 27, em Aracaju (Imagem: Divulgação)

Simpósio regional de turismo será aberto nessa quinta-feira, 27, em Aracaju (Imagem: Divulgação)


Começa nessa quinta-feira, dia 27, a partir das 8h30, a primeira edição do Simpósio Regional de Políticas de Turismo e Arranjos Produtivos Locais, Simpolitur, evento técnico-científico que reunirá na capital sergipana pesquisadores, professores, trade turístico (empresa e instituições privadas), profissionais e estudantes com a missão de discutir ações que estimulem a produção da pesquisa científica; a geração de empreendimentos e novas oportunidades de negócios, além da transferência de tecnologia na região nordeste e no Brasil.


O evento é uma iniciativa conjunta da Coordenadoria de Gestão em Turismo do Instituto Federal de Sergipe – Campus Aracaju; Escritório Modelo de Turismo, os grupos de pesquisa “Observatório Político de Turismo e “Gestão de Arranjos Produtivos Locais”, com a colaboração da Coordenadoria de Hospitalidade e Lazer do IFS.


O tema da abertura do simpósio Governabilidade versus Políticas Públicas de Turismo será abordado pelo professor doutor da Universidade de São Paulo (USP), Mário Carlos Beni. Na sequência, acontecerá uma mesa redonda para discutir os efeitos das políticas de turismo sobre a economia local.


O assunto será exposto aos participantes pela conselheira da Associação Brasileira de Agentes de Viagem – Abav/Sergipe, Soraya Ávila Resende; a coordenadora operacional da Unidade de Coordenação de Projetos do Programa de Desenvolvimento do Turismo – UCP/SE-Prodetur, Karen Viviane Santana de Andrade e Fábio Araújo de Andrade, consultor da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo. A professora doutora Mary Nadja Lima Santos, do Instituto Federal de Sergipe – Campus Aracaju, atuará como mediadora do debate.


ilha men de sá locmalaAo todo serão realizadas, no primeiro dia do evento, quatro oficinas e uma visita técnica à Ilha de Mem de Sá, no município de Itaporanga D’Ajuda, a 29 km da capital, para conhecimento da experiência da Gestão de Turismo de Base Comunitária.


Segundo dia


O presidente do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador – CODEFAT, Virgilio Nelson da Silva Carvalho, palestrará a partir das 8h30 a respeito dos Arranjos Produtivos Locais e Conexões com o Turismo. Em seguida, serão apresentadas experiências de arranjos produtivos locais que deram certo.


A professora mestre Sueli José Pereira Corrêa, da Faculdade Regional da Bahia – UNIRB/Serigy, falará sobre a promoção da mandiocultura na região sul de Sergipe. Já o professor mestre do Instituto Federal de Sergipe , Milton Carrisço e a presidente da Colônia de Pescadores do município de Propriá, Dilma da Silva Gomes, apresentarão a experiência do entreposto de comercialização de pescado da cidade de Laranjeiras.


Dentre os cases de sucesso, também estão os territórios produtivos no Quilombo do Velho Chico que serão apresentados por Maria Isaltina Silva Santos, da Associação da Comunidade Remanescente de Quilombo do Brejão dos Negros “Santa Cruz”, município de Brejo Grande. O professor doutor do IFS, Cláudio Roberto Braghini, será moderador da mesa redonda dos arranjos produtivos locais.


Durante os dois dias do evento serão expostos e comercializados produtos culturais desenvolvidos por comunidades e artistas sergipanos. A programação completa pode ser acessada nesse site: http://simpolitur.wixsite.com/simpoliturteaser/programacao


Serviço


I Simpósio Regional de Políticas de Turismo e Arranjos Produtivos Locais


Local: Hotel Real Classic
Data do evento: 27 e 28 de outubro

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Fale Conosco