12 de abril de 2019
POR: F5 News
Fonte: F5 News
Em: 12/04/2019 às 08h00
Atualizada: 12/04/2019 às 11h13

Bacalhau: saiba quais os cuidados na hora de adquirir e consumir o pescado


O bacalhau é um dos elementos mais tradicionais que compõem a ceia da páscoa, devido à tradição de comer peixe na sexta-feira santa (19). Fonte de proteínas, cálcio, ferro, minerais e complexo B, é possível encontrar o pescado nos supermercados, empórios e feiras livres. Porém, é importante ter certos cuidados na hora de comprar, conservar e preparar o peixe. Confira as dicas que o F5 News apresenta a seguir:


Na hora da compra
Quando for comprar o bacalhau, preste atenção se o peixe é legítimo. É comum que alguns vendedores misturem pedaços de bacalhau com outros tipos de peixe, para gerar lucro. O bacalhau legítimo é mais caro, largo e permite cortes em lombos. 


Outra característica do bacalhau verdadeiro é a cor bege. o peixe mais branco costuma ser falso. A pele do bacalhau deve soltar com facilidade e o rabo deve ser quase reto ou ligeiramente curvado.


O bacalhau deve ser seco e firme. Vale lembrar que quanto mais limpo o corte da peça, maior é a qualidade e, consequentemente, o preço. Caso a peça apresente bolor, manchas de sangue, pó fino cinzento ou fendas profundas, não compre. São sinais de uma armazenagem incorreta. 


Na hora de conservar
O bacalhau não deve ser guardado em temperatura ambiente, e sim na geladeira, por até 90 dias. Após dessalgado, o peixe deve ser congelado no freezer a temperatura de - 18 graus Celsius, onde pode ficar até 180 dias. 


Na hora de preparar
Antes de cozinhar, é importante dessalgar o bacalhau e remover toda a pele e as espinhas que conseguir. Caso o bacalhau seja preparado no forno ou na brasa, um pré-cozimento deve ser feito colocando o bacalhau em uma panela com água por 5 minutos


Para que o sabor do peixe seja intensificado, é importante temperá-lo com pelo menos duas horas de antecedência antes de servi-lo. Outra dica é que o caldo do cozimento pode ser usado para cozinhar outros alimentos da ceia, como a batata e o arroz.

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação