07 de fevereiro de 2019
POR: Victoria Galina
Fonte: Press à Porter Gestão de Imagem
Em: 07/02/2019 às 08h43

Finna ensina os quatro passos para utilizar a farinha de trigo da forma correta


Aprenda um método muito importante na hora de preparar tortas e pães.


O que pães, bolos, biscoitos e outros tipos de massas têm em comum? A resposta é a farinha de trigo. Muitas vezes utilizada como ingrediente principal para chegar ao ponto certo da sua receita, a farinha também exerce outras funções na cozinha, como empanar carnes ou peixes (até legumes, como a couve-flor, por exemplo), e ainda pode tornar seus molhos mais incorporados e saborosos, como o molho branco e suas variações.


Você encontra diversos tipos de farinha, como a branca, granary, integral, espelta, milho, aveia e outras versões específicas para certos alimentos. Mesmo com uma extensa lista de opções, a farinha de trigo ainda é a pedida certa para deixar suas receitas com um gostinho inigualável.


Fonte de carboidratos e proteínas, a farinha de trigo é a base de receitas que fazem parte da nossa alimentação. Mas, para conseguir uma massa consistente, aerada e gostosa, é necessário saber como utilizá-la da forma correta.


A Finna, marca de farinhas e misturas para bolos da M. Dias Branco, traz os quatro passos* essenciais para alcançar o resultado perfeito, independentemente do que você estiver cozinhando. Confira:


1. Peneirar
Peneirar a farinha torna a massa aerada e ajuda a obter um resultado leve e crocante. Use uma peneira especial para farinhas ou uma peneira fina comum, agitando-a sobre uma tigela grande.


2. Abrir a massa
Enfarinhe a superfície de trabalho e também o rolo de abrir para evitar que a massa grude.


3. Fazer um buraco no centro
Em muitas massas, é necessária uma cavidade central na farinha para despejar os ingredientes líquidos. Afaste a farinha do centro para as laterais, formando uma depressão no meio antes de adicionar ovos e outros líquidos.


4. Empanar
A farinha, geralmente temperada com sal e pimenta-do-reino e às vezes com ervas, é usada para empanar escalopes, peixes, etc. Coloque a farinha em um recipiente e acrescente os temperos. Passe a carne na farinha e cubra-a dos dois lados.


São dicas simples, porém, que fazem toda a diferença na textura e no sabor das suas receitas. Então, aproveite a oportunidade para colocar na prática o que aprendeu preparando um Calzone Quatro Queijos, seguindo o passo a passo abaixo. Veja como é fácil:


Dicas: Técnicas Culinárias Essenciais. Le Cordon Bleu. Marco Zero, 2010, pg. 147.


Como fazer Calzone Quatro Queijos


Calzone Quatro Queijos (Imagem: Divulgação)

Calzone Quatro Queijos (Imagem: Divulgação)


Ingredientes:
Massa

1 pacote de fermento biológico seco (10g)
1 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de açúcar
500g de Farinha de Trigo Finna Tipo I (sem fermento)
2 colheres de sopa de Margarina Puro Sabor
2 gemas
200ml de água
Recheio
200g de queijo muçarela ralado grosso
200g de queijo gorgonzola picado
200g de queijo provolone ralado grosso
200g de catupiry
Orégano a gosto
Montagem
1 ovo batido
25g de queijo parmesão ralado
Orégano a gosto


Modo de Preparo:
- Em uma tigela, quebre o tablete de fermento biológico, adicione o sal e o açúcar e, com a ajuda de uma colher, misture bem até dissolver e ficar líquido.
- Acrescente a Farinha de Trigo, a margarina, as gemas e metade da água. Misture bem, adicione o restante da água e mexa até encorpar. Comece a misturar com as mãos até obter uma massa homogênea.
- Quando chegar a esse ponto, coloque a massa em uma bancada enfarinhada e sove bastante, até obter uma massa elástica e macia.
- Divida ao meio e faça duas bolas. Coloque na tigela, cubra com um pano de prato e reserve até que dobre de tamanho, aproximadamente de 30 a 60 minutos.
- Abra uma das massas em formato circular, com a ajuda de um rolo em superfície enfarinhada. Coloque sobre a forma de pizza e recheie metade dela. Deixe uns dois dedos para a borda.
- Finalize fechando a massa, formando uma meia-lua e unindo bem para não vazar o recheio. Pincele a superfície com 1 ovo batido, coloque queijo parmesão ralado e orégano.
- Faça o mesmo processo com a outra bola de massa.
- Leve ao forno preaquecido a 180ºC por aproximadamente 40 minutos.
 

Para saber mais informações e para acompanhar todos os conteúdos exclusivos de Finna acesse www.finna.com.br.
Fanpage Finna
Instagram Finna
SAC: 0800 702 5509

 


Sobre a Finna
Líder de vendas no segmento de farinhas no Nordeste, de acordo com a NIELSEN (OUT/NOV 2018), a marca Finna pertence ao portfólio de marcas da M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos e atua nas regiões Norte e Nordeste do país. Com o slogan “Com Finna, sempre dá certo”, a marca produz e comercializa farinhas com e sem fermento, e mistura para bolo tradicional nos sabores chocolate, milho cremoso, laranja, baunilha, brownie, coco e festa.


Sobre M. Dias Branco S. A. Indústria e Comércio de Alimentos
Contando com sessenta e cinco anos de existência, a M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos é uma empresa do setor de alimentos com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3. A Companhia produz e comercializa biscoitos, massas, farinha e farelo de trigo, margarinas e gorduras vegetais, snacks e bolos, mistura para bolos, bits de cereais, cobertos de chocolates, torradas e refrescos. Sediada em Eusébio (CE), a empresa é líder de mercado em biscoitos e massas no Brasil, é a sexta maior empresa de massas e a sétima de biscoitos no ranking global por faturamento. Suas operações geram mais de 20 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com fatores importantes para o desenvolvimento econômico e social do país.


Sua história começou ainda na década de 40 quando o comerciante e imigrante português, Manuel Dias Branco inaugurou a Padaria Imperial, em Fortaleza (CE). Atualmente, a M. Dias Branco possui um moderno parque industrial com equipamentos de última geração, seguindo os mais rigorosos padrões de qualidade, operando com um modelo de integração vertical que permite a produção de suas mais importantes matérias-primas, a farinha de trigo e a gordura vegetal, utilizadas no processo de produção de biscoitos e massas. Suas marcas são sinônimo de tradição e qualidade, estabelecendo um vínculo de confiança e respeito com o consumidor. A estrutura operacional da M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos, com sede no Estado do Ceará, conta com 15 unidades industriais e 37 filiais comerciais distribuídas em diferentes Estados do País, garantindo uma cobertura nacional que possibilita a presença de suas marcas em todo o território nacional, assim como em mais de 30 países em todos os continentes.

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Fale Conosco