Aracaju (SE), 13 de janeiro de 2026
POR: Assessoria Talysson de Valmir
Fonte: Assessoria Talysson de Valmir | Rede Alese
Em: 05/06/2019
Pub.: 06 de junho de 2019

Filarmônica de Itabaiana pode se tornar Patrimônio Cultural e Imaterial

Deputado estadual Talysson de Valmir (Foto: Via Rede Alese)

Deputado estadual Talysson de Valmir (Foto: Via Rede Alese)

A Sociedade Filarmônica Nossa Senhora da Conceição pode se tornar Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de Sergipe. Propositura nesse sentido foi protocolada na Assembleia Legislativa pelo deputado estadual Talysson de Valmir, PR. Com sede em Itabaiana, e com origem datada de 1745, é uma das instituições mais antigas do Brasil.

Ao longo destes mais de dois séculos e meio de história ininterrupta, a Filarmônica Nossa Senhora da Conceição tem contribuído para o desenvolvimento sócio-cultural de Itabaiana e de todo o estado, por meio da música.  “Preciso destacar que desde 2005 a denominação Filarmônica Nossa Senhora da Conceição deixou de representar apenas um grupo musical para constituir-se em instituição e abrigar diversos grupos e programas em suas dependências”, observou Talysson.

Filho de Itabaiana e conhecedor da magnitude do trabalho desenvolvido pela filarmônica, Talysson destaca a importância da instituição não apenas para Itabaiana, mas para o país. “A Filarmônica vem contribuindo para a formação da sociedade Brasileira. Por suas dependências já passaram nomes ilustres da historiografia sergipana, a exemplo do grande jurista Tobias Barreto de Menezes, e do notável brasileiro José Calazans, e do renomado político José Sebrão de Carvalho.

O parlamentar também observa que a filarmônica é reconhecida de utilidade pública musical, estadual e federal, além de ser cadastrada no Fundo da Infância e da Adolescência. Em 2007, foi premiada nacionalmente com o programa de apoio a orquestradas do Ministério da Cultura. Hoje a Filarmônica recebe também o nome de Orquestra Sinfônica de Itabaiana, tendo em sua sede um museu onde estão expostos diversos instrumentos musicais do século passado, assim como, o acervo da filarmônica com várias partituras de compositores e mestres itabaianenses como Sebrão Sobrinho. Além do Museu, a instituição mantém em suas dependências, o Instituto de música maestro João de Matos, a Escola de Música, a Banda Jovem, a Banda Sinfônica, a Orquestra Preparatória de músicos, a Orquestra Sinfônica de Itabaiana e os coros adulto e infantil.

Talysson de Valmir tem certeza de que terá o apoio dos colegas parlamentares na aprovação desta Lei, afinal não pairam dúvidas quanto a importância e seriedade desta instituição que leva a música de artistas de todos os cantos e épocas para diversos públicos, sem contar seu papel social na formação de seus integrantes.


Notícias Indicadas

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Justiça reconhece atuação legal da Guarda Municipal e rejeita denúncia por abuso de autoridade

Iguá Sergipe acelera implantação de reservatórios para ampliar reserva hídrica em 10 cidades

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Câmara publica edital de concurso público com inscrições em janeiro

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Regras para ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos começam a valer nesta quinta; saiba mais

Prefeitura mantém IPTU congelado em 2026 e publica calendário oficial de pagamento

Hapvida vai abrir novo hospital com 130 leitos, urgência, emergência e exames de alta complexidade

Clínica de saúde ComfortClin amplia oferta de serviços e lança check-up acessível em Aracaju

Governo divulga o calendário de feriados e pontos facultativos de Sergipe em 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação