Aracaju (SE), 20 de janeiro de 2026
POR: Assessoria do Evento
Fonte: Assessoria do Evento
Em: 21/02/2019 às 17:22
Pub.: 22 de fevereiro de 2019

Artistas sergipanos lançam o Bloco "Unidos do Laranjal"

A sátira social e política sempre esteve presente na história do Carnaval. Com irreverência e forte alegoria crítica ao atual governo, artistas sergipanos lançaram nesta terça-feira, 19, o “Bloco Cibernético Unidos do Laranjal”, que percorrerá as plataformas da internet num cortejo carnavalesco formado por música e videoclipe, unindo os internautas num frevo contagiante que instiga a levar para as ruas uma pergunta nacional: “Cadê Queiroz?”.

Manifesto carnavalesco tem participação de Silvério Pessoa e músicos pernambucanos (Foto: Duane Carvalho)

Manifesto carnavalesco tem participação de Silvério Pessoa e músicos pernambucanos (Foto: Duane Carvalho)

A produção musical e audiovisual, feita em parceria entre artistas sergipanos e do frevo pernambucano, passará pelos principais logradouros virtuais. “Vamos partir do beco do Twitter, descer a ladeira do YouTube, chegar na praia do Instagram, e alcançar, enfim, o largo do Facebook, com os foliões entrando em cada casa do WhatsApp, e convocando cada grupo para cantar com a gente para além do Carnaval: ‘Queiroz, Queiroz, Queiroz, arruma dinheiro pra nós’”, divulga o “Unidos do Laranjal” em suas redes sociais.

“UNIDOS DO LARANJAL”
Criada de forma coletiva, a música “Cadê Queiroz?” foi composta em Sergipe pelos músicos Henrique Teles (Maria Scombona), Alex Sant’Anna e Julio Andrade (The Baggios). “O tema ‘Cadê Queiroz?’ surgiu como uma inquietação, estávamos sempre discutindo acerca do caso que envolve a família Bolsonaro e sobre a importância dos artistas se posicionarem neste momento político do país. A gente compôs e logo veio a ideia de expandir e chamar outros parceiros para produzir junto com a gente, e assim o Bloco ‘Unidos do Laranjal’ foi sendo criado”, conta Henrique Teles.

A música passou pelos ouvidos do pernambucano Silvério Pessoa, que reagiu com entusiasmo e quis incorporar o Frevo. “Venho me apresentando há alguns anos nos palcos do Carnaval de Aracaju e não foi nenhuma surpresa receber essa produção feita por Henrique, Alex e Julico! Eu e outros músicos pernambucanos nos unimos a essa construção que aponta para um caminho sem volta, que é da solidariedade, da brodagem, do ‘se dar as mãos’, numa tendência mundial de um ajudar ao outro e construir a música coletivamente”, afirma Silvério Pessoa.

A convite de Silvério Pessoa, a composição ganhou a contribuição dos arranjos frevistas do maestro Clênio Lima (da pernambucana Big Band à Nordestina). “Tivemos a missão de incorporar a alma do Frevo nessa obra crítica, construída diante do momento que a gente vive. Essa aproximação entre artistas de outros estados é muito importante e igualmente prazeroso. Dou a maior importância a esse tipo de iniciativa, que fortalece uma classe que hoje sofre dificuldades e desvalorização do Governo”, diz Clênio Lima.

ARTE COMO MANIFESTO
O compositor Henrique Teles afirma que questionar é um dos papéis da Arte. “Temos muita responsabilidade em tudo o que a gente fala, propõe e faz. Neste momento, a atuação dos artistas é necessária, no sentido de questionar, de trazer à luz. Não podíamos deixar de mencionar o ‘Caso Queiroz’, citando a família Bolsonaro e essa coisa estranha de tentar se esconder este assunto. A gente vem com esse objetivo de tentar saber o que se passa, de fato, na ascensão dessa família ao poder e o que está por trás disso tudo. Isso é de interesse da sociedade”.

Inclusive, nos últimos anos a classe artística de Sergipe tem se mostrado ativa na resistência. Em 2013, o “Manifesta” reuniu diversos artistas locais na Orla de Atalaia, no dia do aniversário de Aracaju (capital sergipana), em 17 de Março, destacando a importância do fomento à cultura pelos órgãos oficiais e do respeito à produção local. Já de 2015 a 2016, os artistas da cena sergipana se uniram no movimento intitulado “A Arte Abraça A Democracia”, contra a ameaça de golpe de Estado que se concretizou com o Impeachment.


Notícias Indicadas

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Fusqueata em comemoração ao Dia Nacional do Fusca acontece domingo (25) em Aracaju

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Regras para ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos começam a valer nesta quinta; saiba mais

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Hapvida vai abrir novo hospital com 130 leitos, urgência, emergência e exames de alta complexidade

Prefeitura de Aracaju alerta pais e responsáveis sobre cuidados na escolha do transporte escolar

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Ana Carolina apresenta turnê "25 Anas” em abril, no Salles Multieventos

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Fábricas de fertilizantes em Sergipe e Bahia voltam a operar em meio a riscos no suprimento internacional

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Governo divulga o calendário de feriados e pontos facultativos de Sergipe em 2026

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação